[weglot_switcher]

Juiz trava decreto de Trump que impede entrada de cidadãos de sete países muçulmanos

A Casa Branca diz que a ordem executiva de Trump é “legal e apropriada”. O Departamento de Justiça vai apresentar recurso de urgência.
  • Donald Trump
4 Fevereiro 2017, 11h56

Um juiz federal de Seattle bloqueou a ordem executiva assinada por Donald Trump há uma semana que proibia temporariamente os refugiados e nacionais de sete países de entrarem nos Estados Unidos.

A ordem de restrição temporária do juiz é um revés para o presidente, mas a Casa Branca disse ontem que acredita que a ordem executiva é “legal e apropriada” e que o Departamento de Justiça vai apresentar um recurso de emergência, segundo a Reuters.

Horas depois da decisão do juiz James Robart, de Seattle, as autoridades aduaneiras e de controlo de fronteiras informaram as companhias aéreas que poderiam transportar passageiros que tinham sido afetados pela proibição, adiantou a agência.

A medida de Trump, assinada a 27 de janeiro, causou caos em vários aeroportos nos Estados Unidos na semana passada, com cidadãos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen impedidos de entrar no país e praticamente todos os refugiados também foram barrados. O Departamento de Estado disse ontem que quase 60 mil vistos foram suspensos na sequência da ordem de Trump.

O anúncio da proibição provocou uma onda de protestos em aeroportos nos EUA esta semana, com vários líderes políticos e empresariais, especialmente do setor tecnológico, a criticarem a decisão do presidente. Imune a essas posições, Trump na terça-feira demitiu a procuradora-geral interina Sally Yates por ter comunicado, à imprensa, dúvidas sobre o decreto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.