[weglot_switcher]

Juncker está tão feliz por Guterres que até lhe desenhou um coração

O Jornal Económico teve acesso à carta que o presidente da Comissão Europeia enviou ao ex-primeiro-ministro português sobre a sua indicação para o cargo de secretário-geral da ONU. Leia aqui o documento na íntegra.
  • Vincent Kessler/Reuters
6 Outubro 2016, 11h57

“Extremamente satisfeito” com a “escolha unânime” de António Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas foi como Jean-Claude Juncker, líder da Comissão Europeia, se mostrou numa carta enviada ao próprio ex-primeiro-ministro português que pode ler aqui.

Trata-se de “um enorme triunfo pessoal”, segundo admite Juncker, que chega mesmo a colocar um coração junto à assinatura.

Recorde-se que, depois de a Rússia ter denunciado interferências da Alemanha no processo normal de escolha do sucessor de Ban Ki-moon, com apoio não tornado público a Kristalina Georgieva, foram divulgadas informações sobre incentivos que o próprio Jean-Claude Juncker teria dado à búlgara, algo que o próprio presidente da Comissão se encarregou de negar.

Augusto Santos Silva, ministro português dos Negócios Estrangeiros, também rejeitara comentar o posicionamento da União Europeia acerca do processo de escolha do próximo secretário-geral das Nações Unidas, preferindo concentrar-se na valorização da escolha de Guterres e nos esforços desenvolvidos pela diplomacia portuguesa.

Clique aqui para ler a carta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.