[weglot_switcher]

Juros da República portuguesa a 10 anos em máximos de cinco anos. Euro continua a cair face ao dólar

Itália tem os juros a dispararem para quase 5%. As dívidas soberanas estão numa escalada imparável. Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir, para novos máximos, alinhados com os da Grécia e Itália.
28 Setembro 2022, 11h08

Portugal tem os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos a disparem para níveis de 2017. Os juros sobem 9,93 pontos base para 3,42%. Mas os juros alemães também disparam. As bunds estão a subir 11,40 pontos base para uma yield de 2,34%. Desta forma, o prémio de risco da dívida portuguesa está em 108 pontos base.

A dívida espanhola no mesmo prazo alinha pelo mesmo diapasão, ao disparar 9,55 pontos base para 3,52%.

Já a dívida italiana a 10 anos está em máximos. Os juros sobem 15,64 pontos base para 4,87%, um movimento acentuado e que reflete o atual contexto. Há o risco de uma recessão a ser impulsionada pela energia na área do euro e no Reino Unido.

O prémio de risco da dívida italiana está agora em 253 pontos base.

A dívida grega dispara 16,19 pontos base para 5,06%

A impulsionar o agravamento dos juros estão as perspetivas de que os bancos centrais vão continuar a subir as taxas de juro para tentar travar a inflação.

Segundo a análise da BA&N, no mercado de obrigações as movimentações são extremas, “com a yield dos títulos dos EUA a 10 anos acima dos 4% pela primeira vez desde abril de 2010 após registar em setembro o agravamento mais pronunciado em quase 20 anos”.

“A taxa das obrigações britânicas a 30 anos rompeu a barreira dos 5% pela primeira vez em 20 anos, numa altura em
que o mercado já está a descontar que o Banco de Inglaterra vai ter de aumentar a taxa de juro em 4 pontos percentuais até maio, para 6,25%, para conter a quebra da libra e contrariar os efeitos da política orçamental
do Governo”, refere a análise da BA&N que lembra que crise no Reino Unido é especialmente dramática.

Nas moedas, o dólar sobe pelo sétimo dia face ao euro. O euro está agora em 0,9559 dólares e a cair 0,36%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.