Justiça da Suécia admite que explosões no Nord Stream revelam sabotagem (com áudio)

As explosões que afetaram os gasodutos Nord Stream 01 e 02 no Mar Báltico, em setembro, revelam sabotagem, declarou hoje o procurador responsável pelo inquérito preliminar instaurado pela Suécia.

“As análises que foram realizadas mostram restos de explosivos e foram descobertos vários objetos estranhos”, disse hoje o procurador sueco Mats Ljunggvist, num comunicado.

O procurador é responsável pelo inquérito preliminar que decorre na Suécia sobre as quatro fugas de gás descobertas nos gasodutos, no passado mês de setembro.

O sistema Nord Stream (01 e 02) fazia o abastecimento de gás da Rússia para a Alemanha.

Recomendadas

NATO destaca “início horrível do inverno” na Ucrânia e promete ajuda

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, admitiu hoje o “início horrível do inverno” na Ucrânia devido à escalada de ataques russos, prometendo apoio às autoridades ucranianas “o tempo que for necessário”.

Ucrânia: Europa central prevê nova vaga de refugiados e pede ajuda a Bruxelas

A República Checa, a Polónia, a Hungria e a Eslováquia preveem uma nova vaga de refugiados ucranianos depois dos últimos ataques russos e devido ao inverno, e pediram à Comissão Europeia (CE) ajuda adicional para os receberem.

Ucrânia: Kiev e Moscovo voltam a trocar prisioneiros de guerra

As autoridades da Rússia e da Ucrânia confirmaram hoje a libertação de 50 prisioneiros de guerra detidos pelas duas partes em conflito, no dia em que a invasão russa cumpre nove meses.
Comentários