[weglot_switcher]

Kiev prepara acusações de guerra contra militares russos (com áudio)

Segundo a Procuradora-Geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, uma grande parte dos suspeitos está atualmente na Rússia, apesar de alguns militares estarem na Ucrânia como prisioneiros de guerra.
26 Abril 2022, 12h30

Kiev está a preparar acusações de crimes de guerra contra três pilotos russos que terão bombardeado edifícios civis nas regiões de Kharkiv e Sumy e a pelo menos sete militares russos, de acordo com informação revelada pelo gabinete do procurador-geral ucraniano à “Reuters”.

A mesma entidade avançou ainda que dois operadores de um lançador de foguetes que terão levado a cabo ataques na região de Kharkiv, bem como dois militares suspeitos de assassinar um residente da região de Kiev e de violar a sua esposa, estão a ser investigados.

Os suspeitos já terão sido notificados pelo Ministério Público, que tem em curso várias investigações sobre a responsabilidade dos mesmos nos ataques. Contudo, ainda não foi apresentada qualquer acusação ao tribunal.

A Ucrânia está a investigar cerca de 7.600 potenciais crimes de guerra, havendo pelo menos 500 suspeitos.

Segundo a Procuradora-Geral Iryna Venediktova, uma grande parte dos suspeitos está atualmente na Rússia, apesar de alguns militares estarem na Ucrânia como prisioneiros de guerra.

Venediktova sublinhou que tenciona prosseguir judicialmente tanto nos tribunais nacionais da Ucrânia como no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, nos Países Baixos.

Moscovo tem vindo a rejeitar as acusações de crimes de guerra de que é alvo, tanto de Kiev como das nações ocidentais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.