[weglot_switcher]

Kremlin adverte Ocidente: “Não vos aconselho a continuarem a testar a nossa paciência”

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, considera que o presidente ucraniano está a ser utilizado pelos EUA para ameaçar a Rússia. Dmitry Peskov considera que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia representa uma ameaça para a segurança do continente europeu.
28 Abril 2022, 15h17

O Kremlin advertiu esta quinta-feira o Ocidente para uma possível resposta militar perante qualquer novo ataque ao território russo, acusando os Estados Unidos e os seus principais aliados europeus de incitarem a Ucrânia a atacar a Rússia.

Nos últimos dias, a Rússia denunciou uma série de ataques regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia, acusando as forças militares ucranianas de serem responsáveis pelos mesmos.

“No Ocidente, estão a apelar abertamente a Kiev para atacar a Rússia, inclusive com o uso de armas recebidas de países da NATO”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, deixando uma mensagem direta ao Ocidente. “Não vos aconselho a continuarem a testar a nossa paciência”, disse Zakharova.

Na terça-feira, o ministério da Defesa russo ameaçou que Moscovo poderá atacar “centros de tomada de decisão”na Ucrânia onde os conselheiros ocidentais estão a ajudar Kiev.

“Kiev e as capitais ocidentais deveriam levar a sério a declaração do ministério da Defesa de que o incitamento adicional da Ucrânia a atacar o território russo levará definitivamente a uma resposta dura da Rússia”, sublinhou Zakharova.

Nas palavras de Zakharova, Volodymyr Zelensky é um fantoche do Ocidente que está a ser utilizado pelos Estados Unidos para ameaçar a Rússia.

Kremlin diz que armamento da Ucrânia é ameaça para segurança da Europa

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considera que o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia representa uma ameaça para a segurança do continente europeu.

“A tendência para entregar armas, incluindo armas pesadas na Ucrânia, são ações que ameaçam a segurança do continente, provocando instabilidade”, disse o diplomata russo.

As declarações de Peskov seguiram-se aos comentários feitos na quarta-feira pela secretária dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

Liz Truss afirmou que os países que se opõem à invasão russa da Ucrânia devem “aumentar” a produção militar para ajudar o país, incluindo através do fornecimento de armas pesadas, tanques e aviões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.