[weglot_switcher]

Kristalina Georgieva à frente do Banco Mundial

Depois de ter perdido o cargo de secretária-geral da ONU para António Guterres, a búlgara anuncia que irá ocupara o cargo de direção do Banco Mundial.
28 Outubro 2016, 17h27

A candidata ‘rival’ de última hora de Guterres ao cargo de secretária-geral das Nações Unidas, Kristalina Georgieva, demitiu-se esta sexta-feira do cargo de vice-presidente da Comissão Europeia para assumir o cargo de CEO do Banco Mundial.

Kristalina Georgieva, abandona o cargo de vice-presidente da Comissão, depois de ter pedido licença sem vencimento, durante o processo de candidatura à ONU. A búlgara, que já passou pelo Banco Mundial entre 1993 e 2010, irá assumir novas funções na banca a partir de janeiro.

O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, já se pronunciou sobre a decisão da búlgara dizendo que “é com grande pesar que aceitei a decisão de Kristalina Georgieva de se demitir da Comissão Europeia. O facto de ter sido convidada para um cargo de destaque no Banco Mundial é um reconhecimento dos seus muitos talentos e do seu profissionalismo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.