[weglot_switcher]

Krugerrand, a moeda de ouro que bate recordes sucessivos

É considerada um dos melhores investimentos nos últimos 50 anos e uma das moedas preferidas dos colecionadores de todo o mundo.
22 Agosto 2017, 06h50

A mítica Krugerrand, moeda de ouro sul-africana, já bateu a performance dos mercados financeiros deste país, a valorização do preço das casas e até o preço da onça de ouro em dólares, segundo dados da agência Bloomberg.

Assim chamada em honra de Paul Kruger, célebre líder dos boeres durante a sua luta contra o Império Britânico, a Krugerrand foi cunhada pela primeira vez em 1967, aproveitando a procura pelos metais preciosos da África do Sul e valia 35 dólares (27 randes). Atualmente, a onça está avaliada em 1273 dólares (16.840 randes), impulsionada por vários fatores, como o aumento global do preço do ouro e a depreciação da moeda local.

Durante os anos 70 e 80, no auge da contestação ao Apartheid, vários países ocidentais proibiram a importação das Krugerrand, como forma de sanção contra o regime segregacionista de Pretória. Ainda assim, chegaram a ser produzidas cerca de seis milhões de exemplares desta moeda de ouro.

Após o fim do Apartheid, a produção caiu para  23.277 moedas, mas nos últimos anos os níveis aumentaram novamente. Hoje em dia, é uma das moedas preferidas pelos colecionadores de todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.