[weglot_switcher]

Laboratório de inovação pedagógica nasce na Católica no Porto

Assenta em dinâmicas de investigação científica e vai responder a problemas concretos.
15 Maio 2022, 16h00

Assenta em dinâmicas de investigação científica e vai responder a problemas concretos. Falamos do Católica Learning Innovation Lab ou Laboratório de Inovação Pedagógica, nascido de uma iniciativa estratégica da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

“Este laboratório visa constituir-se como um espaço privilegiado para a identificação, experimentação e ensaio de abordagens pedagógicas inovadoras, numa lógica de colaboração interdisciplinar e de criação de sinergias na comunidade académica”, explica Diana Soares, coordenadora do laboratório, ao JE Universidades.

A interdisciplinaridade é um elemento-chave do laboratório que conta com docentes, investigadores e estudantes de seis unidades académicas da Universidade.

Neste momento, estão já em curso vários projetos envolvendo docentes e estudantes dos campi da UCP: Lisboa, Porto, Braga e Viseu. Diana Soares destaca a “dimensão verdadeiramente nacional e colaborativa entre a sede e os centros regionais, áreas científicas, faculdades e elementos da comunidade académica”. Um desses projetos denomina-se Learning for Sustainability: Designing an Innovative Pedagogy for Sustainable Development e junta todas as faculdades da Católica no Porto. Usa a metodologia Project-Based Learning para responder ao problema comum das alterações climáticas. Outro visa o mapeamento das práticas pedagógicas em todos os campi da UCP. O objetivo é desenvolver e validar um inventário de práticas pedagógicas, um instrumento pedagógico inovador, com contributos relevantes para a projeção e implementação de novos modelos de ensino-aprendizagem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.