[weglot_switcher]

Laboratórios Germano de Sousa alvo de ataque por piratas informáticos (com áudio)

Hospitais da CUF estão a cancelar exames à Covid-19 e estão a informar que houve um ataque informático aos laboratórios Germano de Sousa. Linha de apoio da empresa confirmou que houve um ataque. Empresa diz que piratas informáticos não entraram na base de dados dos registos dos doentes.
10 Fevereiro 2022, 09h58

Os laboratórios Germano de Sousa foram hoje alvo de um ataque por piratas informáticos, apurou o Jornal Económico.

Os hospitais da CUF estão a cancelar esta manhã todos os testes à Covid-19. Os pacientes estão a ser informados pela empresa que os laboratórios Germano de Sousa cancelaram os exames devido ao ataque informático, sabe o JE. A CUF está mesmo a aconselhar os pacientes a procurarem outros laboratórios porque o ataque não vai permitir à empresa repor o seu normal funcionamento durante muito tempo, segundo disse uma fonte ao JE.

Contactada a linha de apoio da Germano de Sousa, a empresa confirmou que foi alvo de um ataque informático, mas disse que não havia cancelamentos e que os exames continuavam a decorrer, apesar de admitir que havia uma maior lentidão.

“Neste momento, tenho toda a equipa de informáticos a trabalhar, quer a minha, quer a empresa que faz cibersegurança. Felizmente, não entraram nas nossas bases de dados onde estão os registos de todos os doentes. Apenas vieram perturbar a comunicação entre o laboratório central de Lisboa e os postos de colheitas que lhes estão anexos e os hospitais. Como tal, estamos agora a repor essas ligações informáticas. É provável que até ao fim do dia venhamos a repor esse problema”, disse José Germano de Sousa, proprietário dos laboratórios à “CNN Portugal”.

“Há postos que temos dificuldade em contactar”, afirmou. O ataque foi detetado esta manhã quando “os postos de colheita não conseguiram entrar em contacto com o laboratório central”, disse o responsável.

Questionado se já foi feita queixa à Polícia Judiciária, Germano de Sousa disse: “mandou-se tratar disso, espero que já tenha sido feito”.

O JE contactou fonte oficial da empresa e aguarda por uma reação.

Várias empresas em Portugal foram alvo de ataques informáticos recentemente, como a Impresa em dezembro e a Vodafone esta semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.