Lactalis retira leites de bebés do mercado por contaminação com salmonela

Em França, a contaminação destes produtos infantis deu origem a mais de 20 casos de infeção em crianças com menos de seis meses, desde o início de dezembro.

A marca francesa Lactalis vai retirar do mercado 12 produtos de leite e alimentação para bebés, depois de ter sido detetada a presença de bactérias de salmonela nas embalagens. Em França, a contaminação destes produtos infantis deu origem a mais de 20 casos de infeção em crianças com menos de seis meses, desde o início de dezembro.

O Governo francês divulgou uma lista com os lotes de produtos que estão a ser retirados dos stocks dos supermercados e devolvidos à Lactalis para serem destruídos. A lista inclui mais de 600 lotes, que tinham como destino vários países da Ásia, África e América do Sul. São quase 7.000 toneladas de produtos, que incluem algumas das gamas comercializadas pelas submarcas Milumel, Picot e Celi.

Fonte da Lactalis adianta que a quantidade de produtos afetados são “enormes” e acredita-se que a contaminação com salmonela tenha tido origem numa fábrica em Craon, no oeste da França.

A bactéria de salmonela pode causar intoxicação alimentar e os sintomas incluem diarreia, cólicas no estômago e vómitos. A doença é, sobretudo, grave para os mais jovens e idosos, que têm o sistema imunológico mais frágil, elevando o risco de desidratação extrema.

Recomendadas

Cinco restaurantes portugueses conquistam primeira estrela Michelin

Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais), Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut) receberam o selo de “cozinha de grande nível, compensa parar” no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023.

Empresas de carnes e peixes artificiais veem “desafios” com a crise

Multinacionais como Beyond Meat ou Impossible Foods tiveram um crescimento exponencial em 2019-20 e hoje enfrentam quebras de vendas e despedimentos. Em Portugal, outras ‘agrotechs’ admitem preocupações, mas garantem impacto positivo do negócio no longo prazo.

Padaria Portuguesa transforma óleo alimentar em biocombustível

Produto é encaminhado para produzir o Eco Diesel B15, que permite reduzir até 18% as emissões de gases de efeito estufa.
Comentários