[weglot_switcher]

Lagarde: “Não sou nem um falcão, nem uma pomba. A minha ambição é ser uma coruja”

A nova presidente do Banco Central Europeu, que diz ter o seu “próprio estilo”, não quer ser comparada com os anteriores presidentes da instituição. “Irei ser eu própria e por isso diferente”, garantiu.
12 Dezembro 2019, 13h59

A primeira reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) com Christine Lagarde a presidir à instituição não trouxe novidades nas decisões de política monetária da zona euro, mas na (aguardada) conferência de imprensa a francesa deixou claro que quer deixar a sua própria marca em Frankfurt.

“Tenho o meu próprio estilo”, garantiu Christine Lagarde, pedindo para não ser comparada com anteriores presidentes do BCE. “Não cruzem referências. Irei ser eu própria e por isso diferente”, frisou.

A sucessora do Mario Draghi, que assumiu funções a 1 de novembro, garantiu ainda que não terá problemas em admitir “quando não souber algo”, apelando a que os decisores políticos, jornalistas e analistas não interpretem de forma fechada os seus discursos.

“Não sou nem um falcão, nem uma pomba. A minha ambição é ser uma coruja”, disse em alusão às divisões e posições dos membros do Conselho de Governadores sobre a política monetária da zona euro.

(Em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.