[weglot_switcher]

Lavrov acusa os EUA de “brincarem com o fogo” em Taiwan

Sergei Lavrov diz que os EUA estão a tentar fazer do mundo “o seu quintal” através da aplicação de sanções e acusa-os de “brincarem com o fogo” em Taiwan.
24 Setembro 2022, 19h55

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, criticou este sábado os Estados Unidos por terem “brincado com o fogo” em Tawain. Estas declarações foram proferidas num encontro das Nações Unidas.

De acordo com a Reuters, o discurso deste responsável russo ficou marcado por duras críticas a Washington, tendo Sergei Lavrov acusado os Estado Unidos de estarem a tentar transformar o mundo “no seu quintal” por via da aplicação das sanções.

Convém explicar que, na sequência da invasão russa da Ucrânia, os Estados Unidos (à semelhança da União Europeia) avançaram com várias sanções contra Moscovo. O conflito no leste europeu continua, ainda assim, em curso.

Quanto a Taiwan, recorde-se que a visita, no início de agosto, da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, gerou fortes protestos por parte do Governo chinês, que considerou a viagem uma provocação. A China lançou exercícios militares em torno da ilha, numa escala sem precedentes, e, mais recentemente, considerou a legislação proposta pelos norte-americanos uma ameaça à “fundação” das relações entre Pequim e Washington.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo acusou também o Ocidente de “russofobia sem precedentes” e “grotesca”. “A russofobia oficial no Ocidente não tem precedentes, a sua dimensão é grotesca”, declarou Lavrov, ao discursar na 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.