[weglot_switcher]

Legionella: Autoridades de Saúde investigam se dois casos têm ligação directa a São Francisco de Xavier

Duas das 44 pessoas infectadas com a legionella poderão não ter ligação directa ao Hospital de São Francisco de Xavier. Estão, por isso, a ser feitas análises para perceber se o foco de infecção foi, ou não, este hospital público.
11 Novembro 2017, 09h00

Das 44 pessoas infectadas por legionella, dois casos poderão não ter ligação directa ao Hospital de São Francisco de Xavier, estando a ser investigados pelas autoridades de saúde se o tipo de bactéria coincide com os restantes 42 doentes infectados naquele hospital público, sabe o Jornal Económico.

Os resultados das análises relativos a estes dois casos, dos primeiros a ser diagnosticados desde 31 de Outubro e aparentemente com uma ligação ínfima ao foco de infecção no Hospital de São Francisco de Xavier, ainda não são conhecidos.

O Jornal Económico questionou o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de alguns casos do surto de legionella não terem ligação ao Hospital de São Francisco de Xavier, tendo fonte oficial remetido os esclarecimentos para a Direcção Geral da Saúde (DGS).

Já fonte oficial da DGS não faz comentários. “Neste momento, e perante a investigação que decorre do Ministério Público não podemos prestar informações sobre o andamento das investigações em curso”, afirma a mesma fonte.

Recorde-se que a Procuradoria Geral da República (PGR) revelou na passada terça-feira que PGR confirma que os “elementos recolhidos deram origem a um inquérito” que decorre no DIAP de Lisboa.

Até sexta-feira, 10 de outubro, o número de infetados por ‘legionella’ aumentou para 44 casos, tendo o número de mortes subido para quatro

A 31 outubro foi diagnosticado o primeiro caso e desde então somam-se o número de infectados. A origem do surto de Legionella ainda não está confirmada, mas a fonte mais provável será o Hospital São Francisco de Xavier, dizem as autoridades de saúde.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, estima que o surto esteja em fase decrescente e que o número de novos casos diários passe a ser esporádico, podendo ser dado como controlado dentro de “poucos dias”.

Na terça-feira, o ministro da Saúde disse que a origem do foco de legionella em Lisboa foi o hospital São Francisco Xavier, considerando que as primeiras evidências apontavam logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar

Adalberto Campos Fernandes adiantou mesmo que a mais provável origem do atual surto de legionella terá sido uma “falha de natureza técnica” na vigilância ou monitorização no Hospital São Francisco Xavier.

Jorge Coelho alertou para seis casos com legionella com outro foco

O Orçamento dos Estado para a Saúde esteve em análise na Quadratura do Círculo da última quinta-feira na SIC Notícias, onde Jorge Coelho sinalizou a existência de seis pessoas com legionella e que não foram ao Hospital São Francisco Xavier.

“Há seis casos de pessoas que não foram ao Hospital São Francisco de Xavier e que estão com legionella. Pode haver ali problemas mais vastos que o próprio Hospital São Francisco Xavier. Está por saber. Está a correr um inquérito interno e é preciso saber o que se passou”, disse Jorge Coelho.

O ex-ministro criticou ainda as opções do Executivo de António Costa e diz que a Saúde deveria ser a prioridade.

“Uma das minhas opções fortes seria forte. Vejo muito mais força de algumas áreas da sociedade em fazer reversões em coisas concretas em outro tipo de áreas do que nestas questões que são dramáticas”, afirmou Jorge Coelho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.