[weglot_switcher]

Legislativas: António Costa quer maioria absoluta

“O que eu acho que é fundamental para o futuro do país é que haja uma estabilidade para um governo para quatro anos”, destacou António Costa em entrevista à “CNN Portugal”.
27 Dezembro 2021, 09h51

O primeiro-ministro, António Costa admitiu que deseja ter maioria absoluta nas eleições legislativas, em entrevista à “CNN Portugal” ao assumir que o partido precisa de uma maioria que lhe permita governar.

“O que eu acho que é fundamental para o futuro do país é que haja uma estabilidade para um Governo para quatro anos”, destacou António Costa, acrescentando ser necessário “que o PS tenha uma maioria que lhe permita governar quatro anos”.

Durante a entrevista evitou utilizar as expressões “maioria absoluta”, mas quando questionado diretamente sobre o assunto respondeu que “sim”. “O que é a maioria absoluta? É metade mais um”, sublinhou.

Apesar dos objetivos do secretário geral do Partido Socialista de eleger 116 deputados para a Assembleia da República e de ser novamente eleito primeiro-ministro a maioria absoluta parece estar longe de acontecer.

A 20 de dezembro uma sondagem da “Rádio Renascença” atribuía a vitoria ao partido de Costa com 37% e em segundo lugar estaria posicionado o PSD com 28,6%. Em terceiro lugar surgia o Chega a somar 6,9%.

Outras duas sondagens, realizadas nas últimas duas semanas, realizadas pela Intercampus mostram o PS a ganhar com 36% e os sociais democratas com mais de 30%.

Embora há um mês Costa tenha dito que unir-se ao PSD seria uma tarefa difícil parece a sua melhor opção para formar governo, sendo que há esquerda as expectativas de uma nova geringonça parecem limitadas, com o PCP a afirmar que o passado não se repete e o Bloco de Esquerda a referir que não espera disponibilidade da parte do PS para formar governo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.