Lego está de parabéns. O tijolo mais famoso do mundo nasceu há 60 anos

Sabia que os tijolos Lego vendidos num ano seriam suficientes para dar a volta ao planeta, cinco vezes? E sabia que o fundador da Lego era carpinteiro? Ou, sabia que o famoso tijolo, tal como hoje é concebido levou nove anos a desenvolver? Descubra o que não sabe sobre o icónico tijolo Lego.

Quando em a 28 de janeiro de 1958, a mais famosa empresa familiar da Dinamarca, em atividade há 85 anos, introduziu “tubos” no interior de um tijolo de plástico, o mundo ganhou um dos brinquedos “mais influentes” de sempre.

Gerações e gerações de crianças brincam, desde então, com um pequeno objeto cuja única “limitação é a imaginação”, segundo a empresa criada em agosto de 1932, por Ole Kirk Christiansen, em Billund, Dinamarca.

São muito poucas as pessoas no mundo que não conhecem o tijolo Lego. Em Portugal, os produtos da Lego estão oficialmente presentes desde 1973.

O Grupo Lego, um dos líderes mundiais em produção de brinquedos, defendeu em comunicado, enviado à redação, que “brincar com Lego incentiva a criatividade e a curiosidade” e que ajuda “as mentes mais jovens a desenvolverem capacidades essenciais para o século XXI”, numa alusão às conclusões do relatório “The Future of Jobs”, apresentado no Fórum Económico Mundial, em 2016 – em que a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade são as três principais capacidades necessárias para o local de trabalho do futuro.

A influência deste objeto, que até foi considerado um dos “objetos do século XX”, é real e reflete-se nos números da empresa dinamarquesa. De acordo com os últimos dados anuais divulgados, referentes ao ano de 2016 para todo o mundo, o Grupo Lego gerou uma receita total de 37,9 mil milhões de coroas dinamarquesas, DKK , (cerca de 5 mil milhões de euros) – o valor mais alto de sempre da empresa – e teve um lucro anual de 9,4 mil milhões DKK (cerca de 1,2 mil milhões de euros). O relatório anual e mundial para 2017 deverá ser divulgado em fevereiro.

Atualmente, a Lego, que foi considerada a marca mais poderosa do mundo, em 2015,  está a apostar em investimentos no domínio digital e em iniciativas de sustentabilidade. O último grande passo foi a criação de uma parceria com a Tencent, a ‘Google chinesa’, a 15 de janeiro deste ano.

Sabia que o fundador da Lego era carpinteiro e que, embora a empresa tenha nascido em 1932, só em 1947 é que começou o fabrico de peças de plástico? E que o tijolo tal como se conhece hoje levou nove anos a desenvolver-se, entre 1949 e 1958? Ou, que os primeiros tijolos chamavam-se Automatic Binding Bricks (Tijolos de encaixe automático), em 1949, e que só quatro anos depois, o nome foi alterado para LEGO Mursten (“tijolos LEGO” em dinamarquês)? Conheça mais factos curiosos na fotogaleria abaixo.

Recomendadas

Onex vendeu cinco parques eólicos em Portugal, assessorada pelo Santander

Com uma potência total de 221,4 MW, o portfólio eólico é um dos mais recentes em Portugal e havia sido adquirido pela Onex à EDPR em 2021.

TAP. Sitava diz que lucros foram conseguidos “à custa do sacrifício dos trabalhadores”

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) disse hoje que os lucros de quase 66 milhões de euros que a TAP registou em 2022 foram obtidos “à custa do sacrifício dos trabalhadores sem olhar a meios”.

Vodafone lança plataforma para reciclar dispositivos

O grupo Vodafone lançou a plataforma Device Lifecycle Management, direcionada às empresas e que contribui para a economia circular e reciclagem de dispositivos.
Comentários