[weglot_switcher]
1086622
Em Foco

Quase metade das empresas portuguesas querem contratar ainda este ano

O ManpowerGroup Employment Outlook Survey, a que o JE teve acesso em primeira mão, indica que os empregadores dos nove sectores analisados em Portugal esperam aumentar as suas equipas no quarto trimestre do ano. O sector dos Transportes, Logística e Automóvel lidera nas intenções de contratação.

Atualidade

Gentiloni afasta cenário de estagflação apesar de leva negativa de indicadores no verão

A atividade está em quebra e as pressões nos custos parecem ressurgir, algo que o corte de produção acordado entre russos e sauditas deve agravar, pelo que os receios de estagflação voltam em força. Comissário para a Economia considera demasiado cedo falar em tal, mas admite “abrandamento”.

Autoeuropa quer avançar com plano de recuperação de produção perdida

Em cima da mesa está a realização de turnos suplementares à noite ao fim de semana numa altura em que o primeiro-ministro antecipou já impactos negativos da paragem de produção no PIB e exportações. Trabalhadores dizem que não subscrevem qualquer plano de recuperação de produção até assunto ser discutido com os seus representantes.

Efacec. Acordo com maioria dos obrigacionistas baixa “haircut” para entre 10% e 20%

O acordo, revelou uma fonte ao Jornal Económico, situa-se entre os 10% e os 20% de haircut do empréstimo obrigacionista de 58 milhões a cinco anos que foi emitido em 2019 com uma taxa fixa de 4,5%. Este haircut fica muito abaixo da proposta inicial de 50%.

Banco Nacional de Angola multa Millennium Angola, BAI e Keve

O banco central angolano multou dois bancos por violação da regulamentação referente à defesa do consumidor de produtos e serviços financeiros e um terceiro por “pela inobservância de regras de registo especial e pelo não acatamento de determinações específicas do BNA”. O Millennium Angola, detido em 22,5% pelo BCP, levou a multa mais alta.

Do esperado USB-C ao iPhone 15. Apple apresenta novidades ao mercado

A Apple apresenta esta terça-feira as novidades ao mercado, nomeadamente o novo iPhone e a atualização do iOS 17. Expectativas são elevadas numa altura em que a gigante tecnológica perdeu milhares de milhões após o veto chinês, o seu maior mercado.

EUA, Índia, Arábia Saudita e UE concluem acordo ferroviário e portuário

As quatro geografias anunciaram um acordo abrangente para o desenvolvimento integrado das relações comerciais. Entretanto, EUA e EU estão a desenvolver o Corredor do Lobito, em Angola.

Com ou sem canela, vem aí o vencedor d’O Melhor Pastel de Nata 2023

O início de setembro ficou marcado por três dias de provas, para identificar os finalistas da 14.ª edição d’O Melhor Pastel de Nata. A 25 de setembro realiza-se a final do concurso, inserida no Congresso dos Cozinheiros, em Oeiras, onde será revelado o grande vencedor deste ano.

Entrevista

Aceler@Tech. Unlimit procura startups que “potenciem o melhor que o turismo tem para oferecer”

Em entrevista ao Jornal Económico, Madalena Clara, Innovation Manager na Unlimit, fala sobre o programa Aceler@Tech, que visa acelerar startups focadas no sector do turismo. O desafio está lançado, com as inscrições a acontecer até esta sexta-feira, 15 de setembro, e vai contar com parceria de várias empresas do sector.

Mercados

BCP contraria energéticas e empurra Lisboa para início de semana no ‘verde’

O BCP ganhou 1,60% na primeira sessão bolsista da semana. As quedas foram registadas nas energéticas, particularmente as do grupo EDP, que caíram mais de 1%. Está dado o “pontapé de saída” para a semana em que será conhecido o rumo da política monetária do BCE.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O INE publica o Índice de Preços no Consumidor em Portugal em agosto, que permitirá perceber se a taxa de inflação voltou a abrandar no país. Além disso, serão conhecidos outros indicadores relevantes esta terça-feira.

Opinião

Freguesias, uma reforma que precisa de clarificação

Independentemente da minha posição, impõe-se segurança jurídica, pois se assim não for, estamos a colocar em causa o valor das Freguesias.

Mais Habitação: agravar o problema, adiar a solução

O problema da habitação em Portugal tem uma causa simples: ao longo da última década a procura foi superior à oferta. Em grande parte, porque esta foi a década em que menos fogos foram licenciados, construídos e colocados no mercado.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.