[weglot_switcher]
1089638
Em Foco

Guerra pela Cofina: MBO oferece mais 800 mil euros que Mário Ferreira

Proposta do MBO liderado por Luís Santana avalia a Cofina Media em 56,79 milhões de euros, excluindo dívida. Já a Media Capital, liderada pelo empresário Mário Ferreira, oferece até 56 milhões. Decisão final estará nas mãos de dois acionistas da Cofina que controlam metade do capital autorizado a votar nesta matéria: Ana Menéres Mendonça e Pedro Borges de Oliveira.

Atualidade

CGD tem três interessados no Banco Comercial do Atlântico em Cabo Verde

Na quinta-feira foram selecionados os potenciais investidores que, tendo submetido intenções de aquisição indicativas, foram admitidos a participar no processo de aquisição do BCA. Através do Banco Interatlântico em Cabo Verde, a CGD controla 52,65% do BCA, ao que se soma uma participação própria de 6,76%.

Politécnicos também são primeira escolha de muitos alunos

Embora percam para as universidades na captação dos alunos com notas mais altas, os politécnicos têm por vezes boas surpresas. Que o diga o IPCA. Ainda assim, das 3936 vagas que ficaram por preencher, nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, três quartos são nos politécnicos, sobretudo do interior despovoado.

Pobreza energética volta a crescer em Portugal e Associação Zero diz que falta literacia energética

A taxa de pobreza energética subiu para 17,5% em Portugal no ano passado, significando que 1,75 milhões de portugueses não têm dinheiro para aquecer as suas casas. O Jornal Económico falou com Islene Façanha da Associação Zero para perceber o que pode ser feito e se os apoios existentes são suficientes.

Veerle Vandeweerd: “Estaremos a criar ou a ampliar o mundo dividido, entre os que têm e os que não têm?”

A cofundadora da COVID Education Alliance diz, ao JE, que a sala de aula está condenada a desaparecer, mas não o professor, cujo papel até se tornará mais forte. O mundo está a mudar, mas não pode cair na armadilha que tem seguido em que apenas os mais ricos conseguirão fazer a transição para a escola do futuro.

Moção de censura do Chega serve para “apregoar que lidera a oposição”, diz politólogo José Palmeira

O Chega apresentou no final da semana passada um moção para censurar o Governo, numa altura em que o partido considera este o “pior Governo de sempre”, e que pode ser uma forma do partido “apregoar que lidera a oposição”.

Espanha: Puigdemont continua a vender caro o apoio catalão a um governo PSOE

A menos de dez dias da tentativa de investidura de Alberto Núñes Feijóo – que todos vaticinam impossível – a alternativa socialista ainda só conta com vontades. Tarda um compromisso concreto, por causa do ‘fantasma’ do unilateralismo.

Entrevista

Chairman do IIB Group: “O foco é aumentar a franquia africana. Manifestámos interesse no BCA”

Sohail Sultan, presidente do conselho de administração do iiB Group Holding, esteve em Lisboa no início deste mês, onde deu uma entrevista ao Jornal Económico a propósito dos planos da empresa do Bahrein para Portugal e na qual fala dos motivos que levaram à retirada da proposta de compra do Efisa e BPG em 2021.

Mercados

Lagarde afasta cenário de recessão e China recupera ímpeto em dia misto

A responsável apontou para um cenário de inflação controlada “em tempo útil”. As bolsas europeias terminaram a semana a negociar em terreno positivo, ao contrário do que aconteceu em Wall Street.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana começa com a divulgação de novos dados do Banco Central Europeu (BCE) sobre os fundos de investimento da zona euro. Na terça-feira, destaque para a apresentação dos resultados semestrais da Greenvolt. No dia seguinte, a Fed dá a conhecer a decisão sobre a taxa de juros, com os bancos centrais do Reino Unido e do Japão a darem conhecer as suas decisões até ao final da semana.

Opinião

BRICS em dificuldades ou as dificuldades dos BRICS

O Ocidente está em perda lenta e cada vez tem mais dificuldades em trabalhar com os países do Sul Global. A UE, com as suas divisões internas, com relevo para a energia, não ganha peso específico.

A Casa da Direita Democrática

É necessário que um partido de direita conservadora responsável e liberal volte a ter força para voltar a agremiar a direita que fugiu para os radicalismos, Chega e Iniciativa Liberal.

O “HUBopólio” – até quando?

Numa altura em que se discute um novo aeroporto para Lisboa e a palavra “hub” ouve-se de todos e para tudo, é importante perguntar se é desígnio do Estado utilizar dinheiro público para construir um aeroporto especificamente de tipo “hub” e se, daqui a 10 ou 20 anos, esse modelo ainda permanecerá válido.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.