[weglot_switcher]

Lesados do BES têm acordo fechado com Banco de Portugal e Governo

Até 500 mil euros aplicados os clientes recuperaram 75% do valor, com um tecto máximo de 250 mil euros. Por isso, quem aplicou 400 mil euros, não receberá 300 mil euros (que corresponderiam aos 75%), mas apenas 250 mil euros.
12 Dezembro 2016, 21h11

A RTP está a avançar que os Lesados do BES têm acordo fechado com Banco de Portugal e Governo e deverá ser anunciado na próxima sexta-feira.

As linhas desta solução só vão ser apresentadas pelo Executivo nos próximos dias. Do lado do Governo as negociações com os vítimas da queda do Grupo GES esteve a cargo de Diogo Lacerda Machado.

Os lesados do papel comercial do Banco Espírito Santo estiveram reunidos com o Governo e representantes do Banco de Portugal, avança o canal de televisão.

Segundo o Público, estará assente entre as partes – Governo, Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Associação dos Lesados – que até 500 mil euros aplicados os clientes recuperaram 75% do valor, com um tecto máximo de 250 mil euros. Ou seja, quem aplicou 400 mil euros, não receberá 300 mil euros (que corresponderiam aos 75%), mas apenas 250 mil euros.

No caso de aplicações acima de 500 mil euros, a percentagem de recuperação é também de 50%. Na prática, um investidor que aplicou 800 mil euros recupera 400 mil.

A proposta, que terá de ser aceite por cada cliente individualmente, deverá ter forte adesão, uma vez que cerca de 90% dos clientes recupera até 75% do dinheiro investido.

Sabe-se que nenhum dos subscritores do papel comercial ficará fora desse acordo e que deverão receber uma parte do montante investido, no prazo de até cinco anos.
A Associação de Lesados lembra, no entanto, que esta é apenas uma opção, já que os lesados podem sempre decidir avançar com um processo na justiça.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.