[weglot_switcher]

Leve o casaco. Noite da passagem de ano sem chuva mas com (muito) frio

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para períodos de nebulosidade em todo o país, podendo ocorrer alguma chuva durante a tarde de dia 31.
31 Dezembro 2018, 09h00

São três os requisitos necessários para entrar em 2019 com o pé direito: uma garrafa de champanhe, doze passas e boa disposição. Mas, este ano, deve adicionar também roupa quente a esta lista. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que “a noite mais longa do ano” vai ser também uma das mais frias, com períodos de nebulosidade, com a possibilidade de ocorrência de chuva.

“A noite da passagem de ano será fria, com pouca nebulosidade, exceto na região Sul, onde existe uma probabilidade baixa de ocorrência de precipitação fraca no Algarve”, indica o IPMA, num comunicado divulgado esta sexta-feira. “A temperatura mínima do ar deverá variar entre -1 e três graus nas regiões do interior Norte e Centro, entre oito e dez graus no Algarve e entre quatro e sete graus no restante território. Prevê-se ainda formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro”.

A temperatura mínima deve rondar os 7.ºC em Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria. Aveiro, Beja, Portalegre e Santarém devem registar temperaturas mínimas de 6.ºC. Temperaturas mínimas entre os 2.ºC e os 5.ºC vão ser sentidas em Braga, Castelo Branco, Évora, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. As temperaturas mais baixas vão ser sentidas em Braga e Vila Real (1.ºC), assim como em Bragança (0.ºC).

Já as temperaturas máximas devem chegar aos 17.ºC nos distritos de Faro, Leiria, Setúbal, Braga. Já Porto, Aveiro, Beja, Coimbra, Évora e Santarém devem chegar aos 16.ºC. Lisboa e Viana do Castelo devem manter-se nos 15.ºC. Viseu, Portalegre e Castelo Branco devem chegar aos 13.ºC, enquanto Bragança e Vila Real não devem chegar aos 11.ºC. O distrito com as temperaturas máximas mais baixas vai ser a Guarda, com 10º.C.

O estado do tempo vai ser influenciado “por um anticiclone localizado a oés-noroeste da Península Ibérica, em deslocamento para nordeste e intensificando sobre o Golfo da Biscaia”, o que se traduz em temperatura mais frias em todo o continente. Entre os dias 30 de dezembro e 1 de janeiro, o país será ainda atingido por “uma depressão em níveis altos deverá influenciar a região Sul, em especial o Algarve”, que vai trazer consigo a possibilidade de chuva fraca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.