Libra esterlina cai para o nível mais baixo de todos os tempos (com áudio)

A queda aconteceu depois de o ministro das Finanças Kwasi Kwarteng ter anunciado cortes históricos de impostos, e o maior aumento no endividamento desde 1972.

Jason Alden/Bloomberg

A libra esterlina caiu quase 5% para o nível mais baixo de todos os tempos na segunda-feira, à medida que os investidores estremeceram com o plano fiscal do novo governo que ameaçou esticar as finanças britânicas até aos seus limites.

Segundo a “Reuters”, a moeda caiu até 4,85% para 1,0327 dólares, estendendo uma queda de 3,61% desde sexta-feira, quando o ministro das Finanças Kwasi Kwarteng anunciou cortes históricos de impostos, e o maior aumento no endividamento desde 1972 para pagá-los.

Economistas e investidores defendem que o governo da primeira-ministra Liz Truss, no poder há menos de três semanas, está a perder a credibilidade financeira ao revelar tal plano um dia depois de o Banco de Inglaterra ter aumentado as taxas de juros para conter a inflação crescente.

Marc Chandler, analista-chefe de mercado da Bannockburn Global Forex, considerou o recorde de queda da moeda como sendo “incrível”.

O anúncio de Kwarteng marcou uma mudança na política financeira britânica, voltando às doutrinas ‘Thatcherite’ e ‘Reaganomics’ dos anos 1980, que os críticos ridicularizaram.

O orçamento foi projetado para tirar a economia de um período de inflação impulsionado pelo aumento dos preços da energia e uma sequência de 15 anos de crescimento estagnado dos salários reais. No total, os planos vão exigir 72 mil milhões de libras extras de empréstimos do governo nos próximos seis meses.

 

 

Recomendadas

PremiumMercados somam e seguem

Índices acionistas encerram em alta em novembro, somando segundo ganho mensal consecutivo.

Wall Street encerra semana apenas com Dow Jones a negociar em terreno positivo

Ao final do dia em Wall Street, o Dow Jones soma 0,10% para 34.429,88 pontos, o S&P 500 perde 0,13% para 4.071,45 pontos e o tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,18% para 11.461,50 pontos. 

Euro regista ligeira valorização e segue acima de 1,05 dólares

Lisboa, 02 dez 2022 (Lusa) – O euro subiu hoje ligeiramente e mantinha-se a negociar acima de 1,05 dólares, após a divulgação de números melhores do que o previsto sobre a criação de emprego nos Estados Unidos.
Comentários