[weglot_switcher]

Líder de fiscalidade da PwC abandona cargo devido ao Luanda Leaks

Jaime Esteves, que se vai manter na empresa, diz que a seriedade das acusações não lhe permite continuar a liderar a equipa. Acrescenta que não sai pelo trabalho que fez desde 2009, mas por ter estado à frente de um departamento que está agora sob investigação.
  • DR
21 Janeiro 2020, 15h51

Um dos partners da PricewaterhouseCoopers (PwC), Jaime Esteves, vai deixar de liderar o departamento de fiscalidade em Angola, Cabo Verde e Portugal.

Segundo avança o Observador, a demissão surge um dia depois de a consultora ter confirmado o encerramento dos trabalhos em curso para entidades controladas pela família dos Santos na sequência do Luanda Leaks, caso que tem no centro a empresária angolana Isabel dos Santos. Mas o fiscalista invocou razões pessoais para a sua saída do departamento.

À publicação online, Jaime Esteves confessa que dada a “seriedade das alegações do Luanda Leaks”, decidiu abandonar a liderança do departamento.

“Entendi que devia deixar de liderar o departamento e pedi para ser substituído“, afirma Esteves, que estava nessa função desde 2009. Salientou que não sai por algo relacionado com o seu trabalho, mas por ter liderado um departamento que, à luz das revelações do Luanda Leaks, estará igualmente sob o espectro de uma análise interna.

Na segunda-feira, a consultora confirmou ter cessado os contratos de serviços a empresas controladas pela empresária angolana Isabel dos Santos, na sequência da publicação de notícias que revelam transações suspeitas e esquemas alegadamente fraudulentos. A PwC também já delineou uma estratégia para a gestão interna da crise, nomeadamente no que respeita ao relacionamento que devem manter com os clientes visados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.