Líderes da UE discutem hoje resposta à ameaça de corte do gás russo

Na sequência de sanções ocidentais sem precedentes impostas ao Kremlin devido à invasão da Ucrânia, uma dúzia de países europeus foram até já aniquilados pelos cortes nos fluxos de gás provenientes da Rússia.

Os líderes da UE discutem esta na sexta-feira a resposta conjunta ao aumento dos preços da energia e à ameaça de um corte total do gás russo, tendo já acusado Moscovo de usar a energia como “arma” através de uma redução do abastecimento, segundo a “Reuters”.

Na sequência de sanções ocidentais sem precedentes impostas ao Kremlin devido à invasão da Ucrânia, uma dúzia de países europeus foram até já aniquilados pelos cortes nos fluxos de gás provenientes da Rússia.

“É apenas uma questão de tempo até os russos encerrarem todos os absatecimentos de gás”, afirmou um funcionário da UE.

O Ministro da Economia alemão, Robert Habeck, avisou o país que, se o abastecimento energético proveniente da Rússia se mantiver tão baixo como é atualmente, algumas indústrias terão de encerrar no inverno.

“As empresas teriam de parar a produção, despedir os seus trabalhadores, as cadeias de abastecimento entrariam em colapso, as pessoas endividar-se-iam para pagar as suas contas de aquecimento”, disse o governante em declarações ao “Der Spiegel”, acusando Putin de insistir nesta estratégia para dividir o país.

Recomendadas

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Boris Johnson debaixo de fogo por escândalo sexual no partido, quem pode substituir o primeiro-ministro britânico, a Ucrânia não consegue exportar os seus cereais são alguns dos temas em destaque nos meios internacionais.

Bruxelas prepara plano de emergência para precaver corte total de gás russo (com áudio)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou hoje perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

“Sarrabulhada” governativa na ementa do Congresso do PSD. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Comentários