[weglot_switcher]

Líderes debatem crescimento e criação de valor na economia

O Fórum Empresarial do Algarve, organizado pelo LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, traz este ano para a agenda a questão do crescimento.
10 Fevereiro 2017, 13h00

“O futuro do País passa pelo crescimento da economia”. Quem o diz é Nasser Sattar, presidente do Comité de Gestão do LIDE Portugal e membro da Comissão Executiva da KPMG, ao justificar a escolha do tema do V Fórum Empresarial do Algarve (FEA), que este ano se irá realizar nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura .

O tema do crescimento e criação de valor em quatro eixos fundamentais dá o mote aos quatro painéis de debate durante os três dias do evento: Criação de valor no mundo digital; Realidade das exportações, Financiar o Crescimento sustentável e Papel do estado no fomento do investimento.

O jantar temático, que assinala oficialmente a abertura do Fórum, organizado pelo LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, dia 17, é antecedido pelas intervenções de Nasser Sattar e Fernando Neves de Almeida, presidente da Boyden Portugal. No final terá a entrega dos prémios Líderes de Portugal nas categorias “Governança Corporativa”, “Inovação Tecnológica”, “Mercados Internacionais” e Empreendedorismo”. O networking segue pela noite dentro enquadrado pela voz da fadista Raquel Tavares.

Os debates arrancam dia 18, sábado de manhã, com a estrela do digital Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO do Websummit. Segue-se o debate sobre como criar valor no mundo digital, moderado por Alexandre Barbosa, da Faber Ventures, e encerrado pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

A sessão seguinte é dedicada às exportações e leva a Vilamoura o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, os presidentes da CIP, António Saraiva, e da Semapa, João Castello Branco, e o advogado Nuno Faria da firma NPCF.

O debate em torno da questão “como financiar o crescimento sustentável” vai contar com alguns CEOs da banca. Confirmados estão já os nomes de António Ramalho, do Novo Banco, e Fernando Teixeira dos santos, do Banco BIC.

O papel do estado no fomento do investimento senta à mesma mesa dois antigos ministros da Economia: Augusto Mateus e Luís Mira Amaral. No debate, moderado por Rui Rio, participam também Miguel Frasquilho e Vitor Escária, do ISEG. O ministro das Finanças, Mário Centeno, encerra. No dia 19, domingo, será entregue o prémio Life Time Achievement, que sela a iniciativa.

Luís Flores, membro do Comité de Gestão do LIDE Portugal, realça ao Jornal Económico a importância de uma iniciativa que, ano após ano, inscreve na agenda questões fundamentais para o futuro do país. “Existe uma forte aposta na consolidação deste evento no panorama económico e político. Aproximar o sector empresarial junto dos decisores políticos, constitui uma oportunidade para a criação de um ecossistema assente no crescimento, contribuindo assim para um país economicamente cada vez mais competitivo.”

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.