Líderes europeus no G20 realizam hoje uma reunião sobre explosão na Polónia (com áudio)

Charles Michel tomou esta decisão depois de falar ao telefone com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, e assegurar-lhe “a plena unidade e solidariedade da UE em apoio à Polónia”.

Os líderes da União Europeia (UE) presentes na cimeira do G20 na Indonésia realizam hoje uma reunião de “coordenação” para discutir a queda de um míssil na Polónia na terça-feira, anunciou o presidente da Conselho Europeu, Charles Michel.

Michel tomou esta decisão depois de falar ao telefone com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, e assegurar-lhe “a plena unidade e solidariedade da UE em apoio à Polónia”.

“Vou propor uma reunião de coordenação hoje com os líderes da UE presentes no G20 aqui em Bali”, disse o político belga numa mensagem na rede social Twitter.

Além de Michel, estão também presentes a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.

O primeiro-ministro polaco Mateusz Morawiecki, cujo país faz parte da UE e da NATO, anunciou hoje um reforço do controlo do espaço aéreo do país “de forma melhorada em conjunto com os aliados” e um aumento da prontidão de combate das forças armadas.

Numa conferência de imprensa realizada em Varsóvia após um conselho extraordinário de ministros, Morawiecki assegurou que “especialistas” estão a trabalhar no terreno para obter dados sobre a explosão de um míssil na cidade polaca de Przewodów (leste), situada a poucos quilómetros da fronteira com a Ucrânia, que causou dois mortos.

O secretário-geral da Nato, Jens Stoltenberg, vai presidir hoje a uma reunião de “emergência” sobre o “trágico incidente” da explosão de um míssil na Polónia perto da fronteira com a Ucrânia que, segundo Varsóvia, é “fabricado na Rússia”.

A reunião será realizada ao nível dos embaixadores dos países da Nato “de manhã em Bruxelas para discutir este trágico incidente” e depois Stoltenberg dará uma conferência de imprensa, disse à agência de notícias espanhola EFE a porta-voz da Aliança, Oana Lungescu.

Recomendadas

PremiumEUA e zona euro vão ter uma “aterragem dura” na pista da recessão no próximo ano

A subida das taxas de juro para controlar a inflação vai ter forte impacto na economia em 2023. Alemanha afunda acima da média, com China a crescer acima do previsto.

Premium“Para quem não tenha notado, a Rússia vai ficar ali” e a segurança da Europa passa por lá

As palavras do presidente francês cairam mal na invadida Ucrânia e nos longínquos EUA. Entretanto, ninguém sabe quais serão as consequências da decisão sobre petróleo russo.

PremiumPaíses ocidentais com fortes reservas face à coligação em Israel

A colocação de um extremista, racista e adepto da violência na direção do ministério que trata da segurança interna do país é considerado um desastre em potencial. A não ser que Netanyahu queira fazer com Itamar Ben-Gvir o mesmo que fez há uns anos com Ben Gantz.
Comentários