“Líderes têm de agir e não apenas falar”, diz Volodymyr Zelensky

“A Europa tem de ser efetiva. Se pronunciam as palavras, se as passam ao papel e se tornam documentos ou leis internacionais, essas palavras têm de ter efeito”, disse o presidente ucraniano. Roberta Metsola reiterou hoje o apoio do Parlamento Europeu à candidatura da Ucrânia ao bloco.

Volodymyr Zelensky dirigiu-se aos líderes dos países democráticos durante a Cimeira da Democracia, que decorre em Copenhaga, pedindo apoio à Ucrânia não apenas com palavras, como também com ações concretas.

“A democracia tem de ser efetiva em todos os sentidos. A Europa tem de ser efetiva. Se pronunciam as palavras, se as passam ao papel e se tornam documentos ou leis internacionais, essas palavras têm de ter efeito”, disse o presidente ucraniano.

“Quando isso acontecer, não haverá dúvidas quanto a quem vai ganhar e onde é a linha da frente. Os líderes têm de agir e não apenas falar”, sublinhou Zelensky, insistindo que o bloco tem “de passar das palavras de que a Ucrânia faz parte da família europeia para a ação”.

A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, reiterou hoje o apoio da instituição da União Europeia (UE) à candidatura da Ucrânia ao bloco durante a cimeira.

“Trata-se de ter esperança, trata-se de reconhecer o preço que a Ucrânia foi obrigada a pagar. E trata-se tanto de fortalecer a Europa, quanto de fortalecer a Ucrânia. Portanto, que fique claro, que o Parlamento Europeu, a que tenho a honra e a responsabilidade de presidir, apoia firmemente o pedido da Ucrânia para receber o estatuto de candidato à União Europeia”, disse a política maltesa

Recomendadas

Bruxelas prepara plano de emergência para precaver corte total de gás russo (com áudio)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou hoje perante o Parlamento Europeu que o seu executivo vai apresentar este mês um plano de emergência europeu para precaver um eventual corte total de fornecimento de gás russo.

Modelo, atriz e sniper. Quem era a brasileira que perdeu a vida na Ucrânia?

Thalita do Valle, de 39 anos, lutava ao lado das forças ucranianas em Kharkiv. A cidade foi atacada e a mulher não resistiu.

Erdogan vai “intensificar” negociações para garantir exportação de cereais da Ucrânia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse esta terça-feira que pretende “intensificar” as negociações com Rússia e Ucrânia para garantir um acordo sobre o plano da ONU para a exportação de cereais ucranianos para o mercado mundial.
Comentários