[weglot_switcher]

Liga Árabe considera “nula” a decisão de Trump sobre Jerusalém

Papel de Trump no processo de paz foi questionado.
9 Dezembro 2017, 22h10

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, considerou “nula” a decisão do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

“Esta decisão é nula e as suas consequências são nulas e não mudarão o estatuto de Jerusalém”, disse Ahmed Aboul Gheit durante a abertura do Encontro Extraordinário de Ministros dos Negócios Estrangeiros árabes, que se realiza no Cairo.

O responsável afirmou que a decisão de Trump “abre uma questão sobre o seu papel no processo de paz” entre israelitas e palestinianos.

O Presidente dos Estados Unidos reconheceu na quarta-feira Jerusalém como capital de Israel, tornando-se no único país do mundo a tomar essa decisão que representa uma rutura em relação a décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana no âmbito do processo israelo-palestiniano.

A decisão mereceu uma série de críticas internacionais. Vários países, como França, Reino Unido, China ou Portugal, manifestaram receios pelas consequências, nomeadamente uma escalada da violência.

Jerusalém tem sido a grande pedra no sapato nas tentativas de resolução do conflito israelo-palestiniano, dado que os dois lados não chegam a um acordo sobre as fronteiras no interior da cidade. Como tal, nenhum estado até hoje optou por reconhecer a cidade como capital de Israel, com receio de que tal fosse encarado como uma tomada de partido pelos israelitas, podendo fazer descarrilar qualquer esforço de paz ou provocar os palestinianos a uma nova “Intifada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.