Liga dos Campeões. Benfica vai defrontar Real Madrid e Sporting vai jogar com Juventus

Juventus e Real Madrid são os adversários de Sporting e Benfica, respetivamente. Primeira mão da eliminatória disputa-se em Lisboa, golos fora não contam a dobrar.

Já são conhecidos os adversários dos dois clubes portugueses ainda em competição na Liga dos Campeões. O Sporting viaja até Itália na segunda mão dos oitavos de final contra a Juventus, enquanto o Benfica desloca-se até Madrid para discutir o jogo decisivo com o Real Madrid.

Por terem garantido a qualificação em segundo lugar nos respetivos grupos, os clubes portugueses vão disputar a primeira mão dos oitavos de final em casa. Ainda assim, tendo em conta uma das novidades da edição deste ano, os golos marcados fora não valem a dobrar, ao contrário do que aconteceu durante toda a história da competição.

Os dois emblemas portugueses ainda em competição não terão tarefa fácil no campo teórico, logo à partida na comparação dos respetivos valores de plantel. Os ‘leões’, com um plantel avaliado em 198,2 milhões de euros, disputam a eliminatória com a Juventus FC, cujo plantel está avaliado em 602,9 milhões de euros. As ‘águias’, ainda que tenham um valor de plantel superior aos rivais lisboetas, 281 milhões, ficam muito aquém do valor de plantel do Real Madrid (746 milhões de euros).

Ao nível do encaixe financeiro, o Sporting é o grande destaque, tendo conseguido três vitórias no seu grupo, cada uma a valer 2,8 milhões de euros. A este valor acrescenta-se a passagem aos 16-avos-de -final da ‘Champions’, o que significou um encaixe de mais 9,6 milhões de euros. Juntando o valor conseguido com o acesso à prova milionária, garantida com a conquista do campeonato português (27 milhões de euros), a equipa treinada por Ruben Amorim já garantiu 45,01 milhões de euros.

As ‘águias’, surgem de seguida, com um encaixe de 54,2 milhões de euros, com a maior parte do valor proveniente da qualificação para a ‘Champions’ (34,37 milhões de euros) três vitórias (8,4 milhões de euros) e dois empates (1,86 milhões de euros). As ‘águias’ garantiram o acesso à fase a eliminar na jornada final contra o adversário teoricamente mais fraco do grupo, o Dínamo de Kiev, beneficiando da derrota do FC Barcelona na Alemanha frente ao FC Bayern, garantindo 9,6 milhões de euros adicionais.

A passagem à fase seguinte da competição, valerá aos clubes portugueses 10,6 milhões de euros de encaixe adicional, ainda que cada vitória continue a valer 2,8 milhões de euros e o empate 930 mil euros.

No emblema italiano destaque para Matthijs de Ligt e Federico Chiesa, os dois futebolistas mais valiosos da Juventus FC, ambos com um valor de mercado de 70 milhões de euros.

Na equipa da capital espanhola, destaque para Casemiro (70 milhões de euros) e Federico Valverde (65 milhões de euros) que, segundo os dados do Transfermarkt, são os dois jogadores mais valiosos dos ‘los blancos’.

Restantes encontros dos oitavos de final

  • Villarreal (334,4 milhões de euros) x Manchester City (1,1 mil milhões de euros)
  • Atlético de Madrid (745,9 milhões de euros) x Bayern (840,5 milhões de euros)
  • Salzburg (155,9 milhões de euros) x Liverpool (866,5 milhões de euros)
  • Inter de Milão (525,9 milhões de euros) x Ajax (339,3 milhões de euros)
  • Chelsea (891,5 milhões de euros) x Lille (269,2 milhões de euros)
  • Paris Saint-Germain (990,2 milhões de euros) x Manchester United (911,2 milhões de euros)

A primeira ronda de encontros disputa-se entre os dias 15/16 e 22/23 de fevereiro de 2022, e a segunda entre 8/9 e 15/16 de março. Excluindo as equipas portuguesas, destaque para o ‘duelo de titãs’ entre PSG e Manchester United que colocará, uma vez mais, dois dos maiores craques mundiais de todos os tempos – Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

(notícia atualizada às 11h43)

Recomendadas

Mundial. Marrocos elimina Espanha e pode defrontar Portugal nos quartos

Marrocos qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de futebol de 2022, ao vencer a Espanha por 3-0, no desempate por penáltis, no sétimo encontro dos ‘oitavos’, em Doha, marcando encontro com o vencedor do Portugal-Suíça.

Renato Paiva é o novo treinador do ‘promovido’ Bahia

O português Renato Paiva é o novo treinador do Bahia, assumindo a equipa no regresso à Série A brasileira de futebol e dias depois de a SAD do clube ser adquirida pelo Grupo City.

Liga Portuguesa é “exemplo internacional” no combate à corrupção, diz Pedro Proença

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou que a Liga portuguesa tem vindo a “consolidar” um “caminho de rigor, transparência e credibilidade”.
Comentários