O Sporting CP vai defrontar a Juventus nos quartos-de-final da Liga Europa e de acordo com o resultado do sorteio que decorreu esta sexta-feira em Nyon, na Suíça, os “leões” poderão defrontar na próxima fase o Manchester United ou o Sevilha caso suplantem o próximo adversário nesta competição.
O ‘onze’ de Rúben Amorim joga o primeiro jogo em Turim, em 13 de abril, e o segundo no Estádio José Alvalade, em Lisboa, no dia 20 do mesmo mês.
O quarto classificado da Liga portuguesa, cujo plantel está avaliado em 233 milhões de euros pelo site “Transfermarkt”, vai defrontar a Juventus, uma das grandes desilusões da Serie A esta temporada, pela posição que ocupa na principal liga italiana. No entanto, é preciso não esquecer que esta Juventus já ganhou todas as competições da UEFA: uma Liga dos Campeões, uma Taça dos Campeões Europeus, três edições da Taça UEFA e duas Super Taças. Só falta a Liga Europa no museu da ‘Juve’.
A Juventus tem um plantel avaliado em 443 milhões de euros pela mesma plataforma mas encontra-se numa situação muito delicada na tabela: perdeu 15 pontos na secretaria por irregularidades financeiras na transferência de jogadores e essa penalização atirou a mítica “vecchia signora” do futebol europeu para o sétimo lugar da tabela, fora de qualquer lugar elegível para as competições europeias.
E é aqui que as coisas se podem complicar para os “leões”. Se a Juventus não ganhar o recurso que interpôs relativamente a esta penalização, a Liga Europa pode tornar-se a única pela qual a Juventus pode participar numa competição europeia na próxima época.
Quanto à soma ganha na UEFA, o Sporting CP saiu da Liga dos Campeões com 34,6 milhões garantidos mas a campanha na Liga Europa e passagem de duas eliminatórias já acrescentou mais uns milhões às contas que a SAD irá cobrar à UEFA no final da temporada. Para já, estão garantidos 38,17 milhões de euros. Caso os “verde e brancos” passem às meias-finais da competição, acrescentam mais 2,8 milhões de euros a este bolo.
Caso os “leões” consigam conquistar a Liga Europa (a final disputa-se a 31 de maio em Budapeste, capital da Hungria), o Sporting CP consegue a tão ambicionada vaga direta para a Liga dos Campeões e arrecada mais 14,4 milhões de euros.
Os ‘verde e brancos’, vencedores da Taça das Taças em 1963/64, somam duas presenças nos ‘quartos’, que ultrapassaram em 2011/12, perante os ucranianos do Metalist Kharkiv, e nos quais ‘tombaram’ em 2017/18, face ao Atlético de Madrid.