[weglot_switcher]

Liga Internacional de rugby afasta atletas transgénero das provas femininas

A organização, que ministra a modalidade a nível global, seguiu os passos dados na segunda-feira pela Federação Internacional de Natação (FIA), afastando as atletas em causa do Campeonato do Mundo, a realizar ainda este ano.
21 Junho 2022, 20h30

As atletas transgénero foram impedidas de participar na Liga Internacional de Rugby (IRL) feminina a partir desta terça-feira. A decisão foi tomada pela instituição, que rege a modalidade a nível global e que se torna a segunda a tomar uma decisão de afastamento de atletas transgénero nesta semana.

Depois de, na segunda-feira, a Federação Internacional de Natação (FIA) ter anunciado o afastamento das atletas transgénero das competições femininas de elite, foi a vez de a IRL tomar uma decisão idêntica na mesma temática.

De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira, é necessária mais investigação antes de ponderar o regresso destas atletas. Até lá, as atletas não perão participar nos jogos deste fim de semana, nem no campeonato do mundo feminino, a realizar-se em Inglaterra, entre outubro e novembro deste ano.

“A IRL vai continuar a trabalhar nas regras relativas à participação de atletas transgénero”, diz-se no mesmo comunicado, que sublinha o aproveitamento do Campeonato do Mundo para “ajudar a desenvolver um política de inclusão compreensiva”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.