[weglot_switcher]

Liga NOS: Sporting e Famalicão lideram desconfinamento, com FC Porto a meio da tabela e Braga entre os últimos

Verdes e brancos recuperaram seis pontos em três jogos ao Braga e subiram ao terceiro lugar, único que garante acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Além da luta pelo título entre os enfraquecidos FC Porto e Benfica, a corrida aos lugares europeus é o maior motivo de interesse num regresso do futebol em que o Santa Clara tem o melhor ataque.
22 Junho 2020, 07h40

O Sporting e o Famalicão, atuais terceiro e quinto classificado da Liga NOS, são as duas equipas que obtiveram melhores resultados desde a retoma do principal campeonato de futebol, somando sete pontos nas três jornadas realizadas em tempos de desconfinamento. Demasiado atrasados para se intrometerem na luta pelo título, na qual o Benfica recuperou um ponto em relação ao FC Porto, pelo que é o atual líder em igualdade pontual, devido à melhor diferença entre golos marcados e sofridos (embora os portistas tenham vantagem no confronto direto, pelo que seriam campeões caso a 27.ª jornada tivesse sido a última), os leões e os minhotos subiram uma e duas posições, respetivamente.

Com duas vitórias e um empate nas três jornadas disputadas no “novo normal” da Liga NOS, sem público nos bancadas e com apenas o treinador principal (ou quem aparecer na ficha de jogo identificado enquanto tal, pois Rúben Amorim, do Sporting, e Custódio Castro, do Sporting de Braga, não têm as qualificações exigidas) dispensado de usar máscara no banco de suplentes, Sporting e Famalicão somaram sete pontos graças a duas vitórias e um empate, sendo o desempenho deste último ainda mais relevante por envolver uma vitória sobre o FC Porto (2-1) e um empate com o Sporting de Braga (0-0), enquanto o adversário mais difícil que o primeiro enfrentou foi o Vitória de Guimarães, empatando a 2-2 no seu terreno.

Tendo o FC Porto e o Benfica feito exibições que aumentaram a contestação aos seus respetivos treinadores, Sérgio Conceição e Bruno Lage, tudo piorou na semana passada para os azuis e brancos, que empataram sem golos com o Desportivo das Aves, o qual segue em último lugar na Liga NOS, enquanto os encarnados ganharam ânimo ao vencerem o Rio Ave por 2-1, tirando partido de duas expulsões de jogadores da casa para a reviravolta no marcador que deixou os dois primeiros classificados empatados com 64 pontos, a 15 de distância do Sporting.

Mas nas três jornadas disputadas desde o início do desconfinamento – já na noite deste domingo teve lugar o Gil Vicente-Desportivo das Aves que arrancou a 28.ª jornada, ficando para terça-feira o Benfica-Santa Clara e o FC Porto-Boavista – outras equipas se destacaram. Desde já, o Santa Clara, que trocou a ilha açoriana de São Miguel pela Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras, e não se tem dado mal, com uma vitória e duas empates, além do melhor ataque: seis golos, mais um do que Sporting, Famalicão, Paços de Ferreira e Portimonense. E ainda o Boavista, que venceu duas vezes (tendo o Sporting de Braga entre as “vítimas”) e só sofreu dois golos, consolidando o estatuto de terceira melhor defesa da Liga NOS, só atrás do Benfica e do FC Porto.

O sub-rendimento dos azuis e brancos nas últimas três jornadas levaria a que estivessem a meio da tabela caso só contassem os resultados depois da paragem motivada pela pandemia de Covid-19, mas entre o “pelotão da frente” da Liga NOS há quem esteja bem pior. O Sporting de Braga só conquistou um ponto desde o desconfinamento, o que o deixaria em zona de despromoção nesse “campeonato virtual” e tem consequências potencialmente perigosas no acesso às competições da UEFA na próxima temporada. Até ao início de março na terceira posição, com mais quatro pontos e vantagem no confronto direto com o Sporting, os bracarenses estão agora a dois pontos dos leões e viram o avanço sobre o Famalicão reduzir-se de nove para três pontos.

O terceiro lugar dá acesso direto à fase de grupos da próxima edição da Liga Europa – pois os finalistas da Taça de Portugal, Benfica e FC Porto, têm quase assegurada matematicamente a Liga dos Campeões, tendo o campeão entrada na multimilionária fase de grupos, enquanto o segundo classificado da Liga NOS precisará de ultrapassar a terceira pré-eliminatória para alcançar esse encaixe -, enquanto o quatro lugar implica a terceira pré-eliminatória da Liga Europa e a quinta posição força quem a ocupar a superar dois adversários para chegar à fase de grupos. Atrás do Sporting de Braga (47 pontos) e do Famalicão (44), ainda com esperança de atingir um lugar europeu seguem o Rio Ave (41) e o Vitória de Guimarães (40)

CLASSIFICAÇÃO VIRTUAL DA LIGA NOS DESDE O REGRESSO DOS JOGOS

EQUIPA VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOLOS PONTOS
1.º Sporting 2 1 0 5-2 7
2.º Famalicão 2 1 0 5-2 7
3.º Boavista 2 0 1 4-2 6
4.º P. Ferreira 2 0 1 5-4 6
5.º Benfica 1 2 0 4-3 5
6.º Santa Clara 1 2 0 6-5 5
7.º Portimonense 1 2 0 5-4 5
8.º Belenenses SAD 1 1 1 4-3 4
9.º FC Porto 1 1 1 2-2 4
10.º Moreirense 1 1 1 2-2 4
11.º Tondela 1 1 1 2-2 4
12.º Marítimo 1 1 1 3-3 4
13.º V. Guimarães 0 3 0 4-4 3
14.º Rio Ave 1 0 2 4-5 3
15.º V. Setúbal 0 2 1 4-6 2
16.º Sp. Braga 0 1 2 2-4 1
17.º Desp. Aves 0 1 2 0-4 1
18.º Gil Vicente 0 0 3 2-6 0

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.