[weglot_switcher]

Liga portuguesa. Receita com a venda de jogadores supera La Liga e Ligue 1

As duas ‘Big5’ são superadas pela Liga portuguesa que, no seu global e neste mercado de transferências, já rendeu 344,6 milhões de euros. Esta janela de mercado pode tornar-se a segunda mais rentável da história do futebol português.
8 Agosto 2022, 16h30

A Liga portuguesa é a terceira Liga de futebol europeia que mais receita arrecadou nesta janela de transferências com as vendas a superar competições das ‘Big5’ como o espanhola La Liga e a francesa Ligue 1, de acordo com os números do site “Transfermarkt”. De resto, esta janela deverá tornar-se a segunda melhor de sempre no que a transferências diz respeito, já que a melhor foi em 2019/20 com 520,5 milhões.

Até ao momento, os clubes do primeiro escalão do futebol profissional em Portugal arrecadaram uma receita de 344,6 milhões com a venda de passes de futebolistas, número que apenas é superado pela alemã Bundesliga (429,1 milhões), a italiana Serie A (578,8 milhões) e a inglesa Premier League (659,5 milhões).

Assim, a Liga portuguesa consegue superar a Ligue 1 que até ao momento fez uma receita de 331,2 milhões com a venda de passes de futebolistas. No que diz respeito à La Liga, a diferença é ainda maior. A principal Liga do país vizinho está a fazer um mercado atípico em termos de vendas já que, até ao momento, os clubes da La Liga arrecadaram 177,4 milhões de euros com a transferência de futebolistas.

Numa perspectiva mais alargada relativamente às compras e vendas de jogadores, note-se o panorama desolador da La Liga neste aspeto. Dos 20 clubes que estão na principal Liga espanhola, dois estão sem registo de gastos ou vendas, dois apresentam um balanço positivo (Sevilla FC e Celta de Vigo) e os restantes 16 apresenta saldo negativo com o FC Barcelona a liderar destacado nas perdas: 130 milhões de euros. Na Liga portuguesa, apenas três clubes apresentam um balanço negativo entre compras e vendas (Vizela lidera com 300 mil euros de prejuízo), um emblema não apresenta valores e os restantes treze clubes têm um saldo positivo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.