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Liga Ventures lançou aceleradora para ‘startups’ de mobilidade urbana

A Liga AutoTech é o novo programa de aceleração da Liga Ventures, e a Mercedes-Benz foi a primeira parceira a aderir.
  • Mercedes-Benz
27 Outubro 2016, 15h48

A plataforma de inovação aberta, que pretende acelerar startups nos setores de mobilidade, transporte, logística e automibilística, chama-se Liga AutoTech e acabou de ser lançada.

É um projeto da Liga Ventures e foi anunciada, ontem, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante o ‘Corporate Venture in Brasil: Automotivo’, em São Paulo.

Esta iniciativa conta com a parceria de cinco empresas corporativas, sendo que a Mercedes-Benz é a primeira companhia a aderir ao programa e a única fabricante de veículos comerciais a participar.

Tal como outras verticais da indústria, o setor automobilístico tem olhado para as startups como uma possibilidade para acelerar ciclos de inovação, e encontrar nelas uma solução para a renovação do mercado. Nesse âmbito, a Liga AutoTech terá como missão unir grandes empresas do setor a startups, para que explorem oportunidades de negócio em conjunto.

Rogério Tamassia, diretor da Liga Ventures, acredita que a iniciativa é um marco para o ecossistema brasileiro de inovação, principalmente para o setor automotivo.

“Vemos inovação disruptiva constantemente no exterior, mas o Brasil inova pouco na tecnologia. Só que temos um grande capital, que é a criatividade, e, também, um mercado enorme. E esse mercado tem características singulares que podem fazer com que as inovações em modelos de negócios, desenvolvidas aqui, também ganhem o mundo”, avalia.

Por ano, vão ser selecionadas entre 10 a 15 startups, com temas definidos pelas empresas parceiras, tais como veículos e frotas conectadas, big data, transporte multimodal, propriedade compartilhada, logística, experiência do consumidor e segurança. O mês de janeiro, do próximo ano, é a data prevista da chamada de startups, para o primeiro ciclo de aceleração da iniciativa.

As startups selecionadas vão integrar no programa de aceleração, com a duração de quatro meses, em São Paulo. Durante esse período, terão acesso às empresas e aos executivos do setor, com quem poderão explorar sinergias e oportunidades de negócio, à rede de mentores da Liga Ventures e a um vasto networking, com potenciais parceiros e investidores.

Jayme Queiroz, analista de investimentos da Apex-Brasil, esclarece que a iniciativa da Liga Ventures e da Mercedes retrata o esforço da indústria automotiva em obter inovação para concluir os desafios tecnológicos futuros, como a IoT (Internet of Things), redução de emissões, novos consumidores, conectividade e mobilidade.

“Iniciativas, como esta, ajudam a acelerar os avanços e cria ganhos para todos os envolvidos. A procura de grandes corporações por soluções que estão fora dos seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento é uma tendência mundial”, destaca.

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