Ligação entre Lisboa e Porto em menos de duas horas é a grande aposta do plano de obras públicas

Maioria dos investimentos até 2030 previstos pelo Governo centram-se em transportes e mobilidade, com uma previsão de mais de 12 mil milhões de euros.

Cristina Bernardo

O Governo prevê uma aposta de 1.500 milhões de euros no reforço da linha ferroviária entre Lisboa e o Porto, que permitirá diminuir o tempo de ligação para menos de duas horas, noticia o Expresso na edição impressa deste sábado.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, revela ao semanário que, no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI30), que será apresentado em janeiro no Parlamento, a maioria dos investimentos até 2030 se centram em transportes e mobilidade, com uma previsão de mais de 12 mil milhões de euros.

Pedro Marques explica ainda que “este programa não contempla o TGV”, uma vez que “não existe consenso nacional para a realização desse investimento”. Salienta ainda que o Governo prevê um investimento de mais de mil milhões de euros na expansão do Metro de Lisboa e do Porto e descarta uma nova travessia sobre o Tejo.

Relacionadas

Portugal 2020 supera esta semana pagamento de dois mil milhões às empresas

Este ano, deverão ser atingidos pagamentos às empresas no valor de 2.024 milhões de euros, o que, a concretizar-se, corresponderá a um crescimento de 67% face ao ano precedente, mais 815 milhões de euros em termos absolutos.

Empreitada de 12,6 milhões vai durar dois anos. Obras na ponte 25 de Abril começam hoje

A empreitada foi adjudicada a 20 de setembro passado por um valor de 12,6 milhões de euros ao consórcio composto pela Somague e STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas. O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, afirma que haverá cortes de trânsito (mas só no próximo ano).
Recomendadas
Diogo Pacheco de Amorim com André Ventura

Chega diz que resultados em Itália abrem caminho a “uma reconfiguração política da Europa”

O Chega diz também estar estar seguro “de que estes ventos de mudança irão chegar a Portugal”.

António Saraiva: “O ministro da Economia talvez tenha sido um pouco extemporâneo”. Ouça o podcast “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta segunda-feira

  Público Extrema-direita prepara-se para governar a Itália pela primeira vez Autárquicas foram há um ano. Rui Moreira e Isaltino Morais querem suspensão da descentralização Guerra na Ucrânia. Mobilização atinge em força zonas pobres e rurais da Rússia   Jornal i O dia em que a direita de Meloni tomou de assalto Itália NASA. Hoje […]
Comentários