Ligação ferroviária entre Lisboa e Porto cortada devido ao mau tempo

Neste momento não existem condições para viagens de Intercidades e Alfa Pendular na Linha do Norte, alerta a CP.

Cristina Bernardo

A circulação dos comboios de longo curso da Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto, está este sábado suspensa devido ao mau tempo, disse à agência Lusa fonte oficial da CP – Comboios de Portugal.

Neste momento não existem condições para viagens de longo curso na Linha do Norte, pelo que a circulação de comboios do serviço Intercidades e Alfa Pendular foi suspensa “até haver condições” para retomar a circulação.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) explicou que em causa está o troço entre Alfarelos e Ameal Sul, onde a linha ferroviária se “mantém submersa” desde o final de tarde de sexta-feira, devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego.

Relacionadas

Mau Tempo: Situação no rio Douro é “preocupante” – Proteção Civil

“No rio Douro é previsível que nas próximas horas o nível das águas ainda suba cerca de meio metro, as barragens estão a descarregar água para ganhar capacidade de encaixe, para que seja depois possível, ‘à posteriori’, regularizar todo o leito do rio. Esta é uma situação preocupante, quer na Régua, quer na foz do Douro, na margem do Porto e também na margem de Gaia”, disse o comandante Pedro Nunes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Mau Tempo: Intercidades descarrila junto a Fornos de Algodres sem causar vítimas

De acordo com as informações disponibilizadas no ‘site’ da Proteção Civil, consultado pela Lusa às 20:35, o alerta para o “descarrilamento ferroviário” foi dado às 19:47, estando envolvidos nas operações de socorro 28 operacionais e 11 viaturas.

Mau tempo: Presidente da República admite visitar zonas afetadas na próxima semana

Falando aos jornalistas à margem de uma visita à festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa apontou que “bem pode acontecer, se isto se prolongar”, que tenha de “mudar a programação de 24 e 25, para acorrer a uma outra situação que se considere mais grave”.
Recomendadas

Dia Mundial do Professor. Marcelo felicita docentes pela “competência, dedicação e entusiasmo”

Numa nota publicada na página da Presidência da República na internet, é recordado que hoje se assinala o Dia Mundial do Professor, instituído pela UNESCO para “evidenciar o papel dos professores, absolutamente essencial para o sucesso das novas gerações e no desenvolvimento das sociedades”.

5 de outubro: Marcelo pede que se faça avançar democracia com “caminho para todos”

Num discurso de onze minutos, na cerimónia comemorativa dos 112 anos da Implantação da República, na Praça do Município, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa falou dos governos que “tendem quase sempre a ver-se como eternos” e das oposições “quase sempre a exasperarem-se pela espera”, afirmando em seguida que “nada é eterno” e que “a democracia é por natureza o domínio da alternativa, própria ou alheia”.

Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável em Braga

“Vamos instalar uma Central Fotovoltaica de 1,2 MWp (megawatts-pico), com mais de 2.100 painéis solares, nos telhados da Arquidiocese de Braga, que será integrada numa Comunidade de Energia Renovável”, explica Basílio Simões, fundador e presidente da Cleanwatts.
Comentários