[weglot_switcher]

Lightsource BP investe 200 milhões no seu primeiro projeto solar em Portugal

Central fica localizada no distrito de Viseu.
30 Setembro 2022, 16h48

A Lightsource bp vai avançar com o seu primeiro projeto solar em Portugal, num investimento na ordem dos 200 milhões de euros e uma potência de 260 megawatts (MW).

A central solar do Paiva fica localizada no distrito de Viseu e recebeu uma Decisão de Impacte Ambiental (DIA) positiva. O projeto vai gerar eletricidade suficiente para abastecer mais de 100 mil lares por ano. A central tem a particularidade de ficar localizada mais a norte do país; regra geral, as centrais solares ficam localizadas no Algarve e Alentejo, zonas com maior irradiação solar.

A Lightsource bp entrou no mercado português em 2019 e prevê construir mais de 1.500 megawatts entre 2023 e 2027, um investimento superior a mil milhões de euros. Além da energia solar, a empresa “explorar oportunidades na área do hidrogénio verde”.

A nível global, já desenvolveu mais de 5,5 gigawatts até à data.

“É com entusiasmo que recebemos o resultado da Avaliação de Impacte Ambiental, um importante passo rumo à construção e posteriormente exploração do nosso primeiro projeto de grande escala em Portugal”, disse em comunicado Miguel Lobo, o presidente da Lightsource BP Portugal.

“Devido à sua escalabilidade, aos curtos ciclos de implantação e ao facto de apresentar os menores custos de geração de eletricidade da história, a energia solar é a aposta segura para acelerar a descarbonização, promover o uso dos recursos endógenos e a diversificação de fontes de energia, e um planeta mais sustentável para as gerações futuras, com um relevante contributo do nosso país. Para tal, esse caminho tem de ser feito já, e não podíamos estar mais felizes por fazer parte do processo”, acrescenta.

A empresa destaca que o “projeto contribui para a diversificação das fontes energéticas do país e para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Português no que diz respeito à produção de energia a partir de fontes renováveis e à redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), evitando a emissão de 157.575 toneladas de CO2 por ano”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.