[weglot_switcher]

Lingote Alumínios pretende duplicar volume de negócios com nova fábrica em Fafe

A empreitada, cujo valor não foi revelado, foi adjudicada à construtora Garcia Garcia e deverá estar concluída em outubro deste ano.
21 Março 2022, 19h33

A Lingote Alumínios, uma das maiores empresas nacionais do sector de extrusão de perfis em alumínio, que integra o grupo belga Corealis, adjudicou à Garcia Garcia a construção de uma nova unidade fabril em Fafe.

Com esta nova fábrica, “a Lingote Alumínios pretende reforçar o seu posicionamento no mercado nacional, prevendo duplicar o número de colaboradores e o seu volume de negócios”, conforme destaca o coomunicado da construtora Garcia Garcia.

Este comunicado não revela o valor da adjudicação da nova fábrica, nem o valor de faturação atual da Lingote Alumínios.

“Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e alargar a resposta ao mercado nacional e potenciar o externo, a Lingote Alumínios, uma das maiores empresas nacionais do sector de extrusão de perfis em alumínio, e que integra o grupo belga Corialis, entregou à Garcia Garcia a construção de uma nova unidade fabril, próxima das suas atuais instalações, em Fafe”, esclarece o referido comunicado.

O mesmo documento acrescenta que a Lingote Alumínios detém atualmente uma unidade produtiva com 20 mil metros quadrados e emprega cerca de 280 trabalhadores.

A nova fábrica, adjudicada à Garcia Garcia, foi considerada Projeto de Interesse Municipal.

“A nova unidade de extrusão e lacagem de alumínio permitirá o aumento significativo da capacidade produtiva da empresa, que prevê com este novo projeto duplicar o número de colaboradores e o seu volume de negócios. Este investimento reforçará o posicionamento da Lingote no mercado nacional e ajudará a dinamizar as exportações, potenciando também os mercados externos”, salienta o comunicado em questão.

Esta nova fábrica irá representar a duplicação da área de produção da Lingote Alumínios. “Com localização na Zona Industrial do Socorro, em Fafe, próxima das atuais instalações industriais da Lingote, a nova unidade fabril irá ter uma área total de 44.800 metros quadrados. Do ponto de vista funcional, 2.400 metros quadrados estão destinados para áreas administrativas e escritórios e 1.400 metros quadrados têm como fim áreas sociais para os colaboradores”, revela o comunicado.

Segundo os responsáveis da construtora Garcia Garcia, “a empreitada prevê uma área de produção e logística ampla, com cerca de 39.500 metros quadrados, e que permitirá à empresa flexibilidade na definição dos ‘layouts’ produtivos, beneficiando quase toda esta área de cobertura de pontes rolantes”.

“Ao nível da área produtiva, o destaque vai para o complexo sistema de maciços e canais técnicos enterrados que servem a área de extrusão e permitem a operação da empresa. No que concerne ao projeto de engenharia, em função dos condicionamentos existentes no local, destaca-se ainda os cerca de 15 mil metros quadrados de pavimento da área de armazenagem em lage estrutural sobrelevada, preparada para cargas elevadas”, adianta o comunicado em questão.

Com início de atividade em 1994, a Lingote Alumínios emprega atualmente cerca de 280 trabalhadores e assume-se como uma das empresas líderes no sector da extrusão de perfis de alumínio em Portugal. Exporta 50% da produção, sendo que os principados mercados são Espanha, França e alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A empresa foi adquirida em 2020 pelo grupo belga Corialis, um dos principais ‘players’ europeus do sector, com unidades industriais na Bélgica, Inglaterra, França e Polónia.

A data de conclusão prevista para esta nova fábrica da Lingote Alumínios é outubro de 2022.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.