Lisboa é a terceira cidade europeia mais cara para arrendar. Porto é das mais baratas (com áudio)

Arrendar um apartamento em Lisboa custa em média quase o dobro do que no Porto. De acordo com dados avançados pelo HousingAnywhere International Rental Index, acima da capital portuguesa ficam apenas Amesterdão e Reykjavik.

Lisboa é a terceira cidade europeia mais cara para arrendar casa. No último trimestre de 2022, o preço médio de arrendamento de um apartamento na capital portuguesa era de 1.910 euros, segundo os dados do HousingAnywhere International Rental Index, divulgados pelo jornal “El Economista” esta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Se em relação ao trimestre homólogo de 2022 este valor significa uma descida de 13,2%, em termos anuais verificou-se um aumento de 23,2% (1.550 euros). Acima da capital portuguesa ficam apenas Amesterdão (2.300 euros) e Reykjavik dois mil euros, ficando o top-5 completo com Milão (1.853 euros) e Munique (1.800 euros).

De resto, a cidade alemã foi onde as rendas ficaram mais caras no último ano, com um aumento de 37,4%, sendo que Reykjavik teve um crescimento de 31,7%. No outro lado da balança encontramos a cidade do Porto, que com um preço médio de arrendamento de mil euros está entre as cidades europeias mais baratas para arrendar casa.

Na cidade Invicta, a variação trimestral caiu 21% (1.266 euros), tendo registado um ligeiro aumento anual de 4,2% (960 euros). Com valores inferiores à cidade nortenha encontram-se apenas Turim (975 euros) e Budapeste (901 euros).

Carlos Amigo, Country Lead Spain da HousingAnywhere, refere que “continua a haver um desajuste e um desequilíbrio entre a oferta e a procura de habitação. As casas disponíveis arrendam-se muito mais rapidamente porque há mais potenciais inquilinos interessados ​​numa casa nova. A escassez de habitação não é apenas um problema de uma cidade ou país em particular, mas sim um problema pan-europeu e possivelmente global”.

Relacionadas

Arrendar casa em Portugal ficou mais caro. Preços subiram 21% em 2022 (com áudio)

Com o novo aumento de preços, Lisboa mantém o estatuto de cidade onde é mais caro arrendar casa em Portugal. Preço do metro quadrado fixou-se em 18,3 euros.

Oferta de casas para arrendar em Portugal caiu 40% no último trimestre de 2022 (com áudio)

As cidades de Braga (-59%), Lisboa (-55%) e Porto (-52%) foram aquelas que registaram uma maior quebra na oferta de habitação para arrendamento.

Investir para arrendar? Lisboa é o distrito em que a rentabilidade é mais baixa

Devido aos preços elevados na capital portuguesa para compra, Lisboa é o distrito em que a rentabilidade habitacional é menor. Entre outros projetos imobiliários, os escritórios foram os que se mostram mais rentáveis aos proprietários dos espaços.
Recomendadas

Parque Escolar vai construir habitação pública

Medida vai ser analisada na reunião do Conselho de Ministros desta tarde. Empresa foi criada em 2007 durante o Governo de José Sócrates, mas está há um ano sem presidente do conselho de administração, sem presidente do conselho fiscal e sem contas aprovadas desde 2018.

Associação de capitais de risco quer fim dos vistos gold limitados ao sector imobiliário

Entidade defende que o fim da Autorização de Residência para Investimento (ARI) não deve impedir o investimento estrangeiro nas empresas, assumindo que alargar a medida às restantes áreas de atividade teria “consequências desastrosas”.

Fundo de investimento da Arrow estabelece parceria com Viriato Hotel Concept

Este investimento do fundo “vem reforçar a exposição do Grupo Arrow Global em Portugal”, refere a empresa em comunicado que lembra que “a Arrow Global detém atualmente a Restart Capital, Details Hotels & Resorts, Whitestar, Norfin e Hefesto, sendo que os fundos que gere têm participações em Vilamoura World e assinou, recentemente, um acordo de parceria estratégica com o grupo Dom Pedro Hotels”.
Comentários