Lisboa: esta cidade não é para pobres

Estudo da Century 21 Portugal sobre a acessibilidade de habitação em Portugal revela que, na capital portuguesa, 155 mil famílias com rendimentos líquidos anuais que variam entre os 5 mil e os 19 mil euros só têm 5% de oferta de habitação adequada à sua classe no mercado.

É um retrato cru sobre o mercado de habitação em Portugal resultante do estudo da mediadora imobiliária Century 21 Portugal, dedicado ao acesso habitacional no país. Metade das famílias da cidade de Lisboa ganham entre 5 mil e 19 mil euros líquidos por ano.

E, destas, apenas 5% conseguem comprar uma casa em Lisboa a um preço adequado ao seu rendimento, ou seja, entre os 120 mil e os 190 mil euros. Fora deste intervalo, 95% destas famílias não conseguem sequer encontrar casa para comprar.

“Este estudo evidencia que há um evidente desequilíbrio entre a procura e a oferta, há uma claríssima falta de imóveis em venda ou arrendamento para as famílias da classe média. Neste sentido, é urgente aumentar o parque de habitação social para cobrir as necessidades das pessoas em urgência habitacional e aumentar o fluxo de imóveis disponíveis para venda ou arrendamento e ajustados aos escalões de rendimento das famílias portuguesas”, explica, em declarações ao NOVO Economia, Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 4 de Fevereiro, nas bancas.

Recomendadas

PremiumGoverno aprova pacote Mais Habitação e remete mudanças para Parlamento

As alterações foram mais do que se esperava, mas insuficientes para mudar o sentimento geral: o pacote é mal desenhado, com medidas polémicas e de difícil aplicação prática. Pedidos de veto presidencial continuam a ouvir-se.

Respostas Rápidas. Do arrendamento coercivo ao Alojamento Local, o que foi aprovado no “Mais Habitação”?

Arrendamento coercivo, vistos gold e alojamento local foram três temas abordados com especial ênfase por António Costa. Leia tudo aquilo que precisa de saber sobre medidas aprovadas esta quinta-feira no Conselho de Ministros.

“Costa e o PS são fantoches nas mãos dos publicitários”, critica Luís Montenegro

Sobre o pacote “Mais Habitação”, o líder social-democrata dedica apenas uma observação: “Não tenho dúvidas: esta teimosia na Habitação será mais um fracasso. António Costa e o PS são hoje fantoches nas mãos dos publicitários”.
Comentários