É um retrato cru sobre o mercado de habitação em Portugal resultante do estudo da mediadora imobiliária Century 21 Portugal, dedicado ao acesso habitacional no país. Metade das famílias da cidade de Lisboa ganham entre 5 mil e 19 mil euros líquidos por ano.
E, destas, apenas 5% conseguem comprar uma casa em Lisboa a um preço adequado ao seu rendimento, ou seja, entre os 120 mil e os 190 mil euros. Fora deste intervalo, 95% destas famílias não conseguem sequer encontrar casa para comprar.
“Este estudo evidencia que há um evidente desequilíbrio entre a procura e a oferta, há uma claríssima falta de imóveis em venda ou arrendamento para as famílias da classe média. Neste sentido, é urgente aumentar o parque de habitação social para cobrir as necessidades das pessoas em urgência habitacional e aumentar o fluxo de imóveis disponíveis para venda ou arrendamento e ajustados aos escalões de rendimento das famílias portuguesas”, explica, em declarações ao NOVO Economia, Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal.
Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 4 de Fevereiro, nas bancas.