[weglot_switcher]

Lisboa vai ter campo de férias de empreendedorismo

Organizado pela Fábrica dos Unicórnios e Startup Lisboa, destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos, terá a duração de duas semanas e as formações serão lecionadas em inglês.
  • Hub Criativo do Beato
21 Maio 2023, 10h51

A capital vai ter um novo campo de férias de verão dedicado à inovação. A Fábrica dos Unicórnios de Lisboa (Unicorn Factory Lisboa) e a incubadora Startup Lisboa estão a receber candidaturas para a “Innovation Summer School”, destinada a alunos do secundário que queiram aprender mais sobre empreendedorismo.

O programa, que tem a duração de duas semanas (17 a 28 de julho), é uma iniciativa em parceria com a empresa americana Co-Created, que assim traz para Portugal a expertise do seu programa para jovens em Nova Iorque. Portanto, esta primeira edição em Lisboa será lecionada em inglês, em formato presencial, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00. O preço é 360 euros com refeições incluídas.

“Durante duas semanas, jovens de todo o país e de qualquer escola ou tipo de ensino terão a oportunidade de aprender em primeira mão como dar início ao processo de inovação, juntando-se em equipas para desenvolver uma ideia e criar um modelo de negócio que apresentarão no final do programa, consistindo num produto ou serviço que resolva um problema do mundo real ou um desafio atual para uma empresa”, explica a organização.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao dar aos jovens “as ferramentas necessárias para trabalharem o potencial da inovação” está-se a apostar no futuro. “Eles são a geração que possui uma curiosidade inata e um espírito empreendedor que os impulsiona a questionar, a explorar, a desafiar o mundo e a criar. Através deste programa de verão, esperamos ajudar a fomentar estas características que lhes são tão próprias e construir o seu sucesso para o futuro”, diz Carlos Moedas.

Podem inscrever-se neste campo de férias jovens entre os 15 e os 18 anos. Para Stacey Seltzer, sócio da Co-Created, “a capacidade de resolver problemas de forma criativa e de acrescentar valor ao mundo não é limitada pela idade”. “Com o apoio certo, todos os alunos são capazes de fazer coisas fantásticas”, garante o formador de empreendedorismo.

“Lançamos este programa para que os jovens possam aprender competências de inovação e empreendedorismo que não são lecionadas nas escolas. Convidamos alunos do secundário que queiram desafiar-se e juntar-se a outros jovens nesta experiência de aprendizagem prática e lúdica conduzida em parceria com uma equipa de especialistas dos Estados Unidos, que trazemos especialmente para este projeto a Lisboa”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa e da Startup Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.