Lista negra de pedófilos com quase seis mil nomes

Associações defendem que a criação de uma lista de pedófilos não chega para combater este tipo de crimes.

O Registo de Condenados por Crimes Sexuais contra Crianças somava 5.920 nomes até março do presente ano, um acréscimo de 203 pedófilos em 2020, indica o “Jornal de Notícias”. Este valor significa um novo registo a cada dois dias.

A lisa foi criada há seis anos mas o presidente da Associação para a Intervenção Juspsicológica tem dúvidas sobre a eficácia da medida, ainda que a líder do Instituto de Apoio à Criança (IAC) defenda que esta pode ter um efeito dissuasor. Ainda assim, ambos concordam que uma lista não resolve o problema existente.

Dados recolhidos junto do Ministério da Justiça mostram que até ao final do primeiro trimestre do ano, a lista destes condenados era a mais extensa desde que há registo. Só no ano passado alguns nomes começaram a ser retirados mas foram adicionados mais de 200 nomes.

Recomendadas

Emitido mandado de detenção para Vale e Azevedo

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa emitiu hoje um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo, alegando que se recusa a comparecer perante o juiz.

Advogados do caso BES querem Supremo a decidir pela manutenção de Ivo Rosa no processo

Na terça-feira a providência 24/22, deu entrada no Supremo e ficou decidido como relator o juiz conselheiro Manuel Capelo, segundo a “TSF”.

Operação Lex. Advogado diz que Luís Filipe Vieira “não cometeu crime nenhum”

O ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira “não cometeu crime nenhum” no caso Operação Lex, defendeu hoje o advogado Raul Soares da Veiga antes da primeira sessão da fase de instrução do processo no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Comentários