[weglot_switcher]

Lítio. Savannah espera ter aprovação ambiental na mina do Barroso até ao final de maio

Mina de Boticas tem capacidade para abastecer até 6% da necessidade de lítio na Europa até 2030.
  • litio
21 Abril 2023, 10h34

A britânica Savannah Resources espera que o seu projeto de ampliação da mina do Barroso, no concelho de Boticas, distrito de Vila Real, obtenha aprovação ambiental até ao final de maio.

O período de consulta pública terminou esta semana e a empresa “aguarda agora que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) prossiga com a revisão da documentação do Projeto e das propostas de melhoria enviados e emita a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) sobre o projeto até 31 de Maio de 2023”.

O plano prevê a expansão da minha de 542 para 593 hectares com um tempo de exploração previsto de 12 anos.

Este projeto prevê a criação de 215 empregos direitos de longo prazo; “aumento do valor bruto da produção nacional em 420 milhões de euros durante a fase de investimento (construção) e em 210 milhões de euros por ano durante a fase de operação”; “contribuição para o PIB de 173 milhões de euros durante a fase de investimento e 95 milhões de euros por ano durante a fase de operação”, segundo a empresa que também pretende criar uma Fundação com um orçamento de 500 mil euros por ano para “apoiar projetos e iniciativas comunitárias”.

“A nossa mina vai produzir 5% a 6% da necessidade de lítio na Europa até 2030″, disse em junho de 2021 ao Jornal Económico o ex-CEO da Savannah, David Archer, com o cargo a ser ocupado atualmente por Dale Ferguson. A Savannah prevê produzir 1,3 milhões de toneladas por ano. A empresa estima que existam 27 milhões de toneladas de lítio no total por explorar na mina do Barroso

“Portugal tem a sorte de dispor de recursos de lítio de alta qualidade que lhe podem permitir desempenhar um papel fundamental no fornecimento de uma matéria-prima que a Comissão Europeia identificou como sendo crítica e estratégica para a transição energética da região, uma vez que procura combater os efeitos das alterações climáticas e desenvolver novos sectores na sua economia. A Savannah está empenhada em desenvolver o Projeto Lítio do Barroso de uma forma responsável que minimize o impacte no meio ambiente natural, de modo a que os benefícios ambientais do lítio sejam maximizados. Estamos também empenhados em criar benefícios socioeconómicos que possam ser partilhados tanto a nível local como a nível nacional”, disse o CEO Dale Ferguson em comunicado.

“A receção de uma DIA favorável da APA, é considerada como o elemento chave na aprovação global do projeto, mas existem duas fases subsequentes no processo de licenciamento ambiental”, começa por dizer a empresa. “Uma DIA favorável define um conjunto de orientações que devem ser seguidas durante o desenvolvimento, funcionamento e encerramento do projeto. Durante a fase subsequente do Relatório de Conformidade Ambiental do projeto de Execução (RECAPE), o proponente do projeto trabalha com o regulador para assegurar que estas diretrizes sejam seguidas na conceção final do projeto à medida que este é criado. Se a conceção final for aprovada pelo regulador, o projeto recebe uma Decisão positiva sobre a Conformidade Ambiental do projeto de Execução (DCAPE). A decorrer em paralelo com o processo RECAPE ocorre o processo de atribuição de licenças. Uma vez feito o DCAPE, o projeto pode receber a sua Licença Ambiental final, Título Único Ambiental”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.