Livraria Lello faz correr tinta nos meios de comunicação internacional

A histórica livraria do Porto, considerada “a mais bonita do mundo”, tem merecido destaque em várias publicações internacionais, nos últimos dias.

Os jornais americanos estão de olhos postos na Livraria Lello. Esta semana, duas publicações americanas escreveram sobre o espaço portuense. O “New York Times” e a “Travel + Leisure” dedicaram um espaço à livraria portuguesa nas suas edições de dia 7 de dezembro.

Templos para o peregrino literário” foi o título escolhido pelo diário sediado em Nova Iorque para a coletânea de oito breves textos sobre diversas livrarias espalhadas pelo mundo, consideradas pelo jornal locais de ‘culto literário’.

À Livraria Lello é dedicado o texto de Seth Sherwood, cujo trabalho consiste em escrever sobre viagens. A jornalista diz que “a estrutura de 110 anos de idade poderia facilmente ser confundida com uma igreja”.

“Com pináculos no cimo, a bem trabalhada fachada de estilo gótico abre para um espaço crescente com colunas, motivos ornamentais medievais e um deslumbrante teto de vidro colorido que paira sobre a atração da fachada: uma escadaria dupla de vermelho-sangue que serpenteia como uma molécula de ADN”, afirma.

Também na quarta-feira, a “Travel + Leisure” publicou um artigo intitulado “A decoração desta livraria é tão surpreendente que terá inspirado J.K. Rowling no Harry Potter”. O trabalho da jornalista Talia Avakia realça a importância dos livros raros e a relevância da Lello no mercado brasileiro, devido às exportações de dicionários e enciclopédias.

“A loja foi fundada pelos irmãos José e António Lello em 1906, ambos amantes da literatura e parte integrante dos grupos intelectuais de Portugal na época. O espaço tornou-se um ponto de encontro proeminente para escritores famosos e leitores ávidos, e essa reputação continuou ao longo dos anos – até ao tempo de J.K. Rowling”, pode ler-se na revista americana.

De acordo com um estudo da Nielsen, este espaço lidera a notoriedade top of mind dos locais de interesse turístico da região do Porto e 97% dos visitantes concordam que esta é uma das livrarias mais belas do mundo. A investigação de 2016 da empresa de análises de mercado avaliou a experiência de visita com 8,85, numa escala de um a dez.

Recomendadas

Adjudicados últimos seis lotes do concurso para fornecimento de serviços à rede SIRESP

O concurso para fornecimento de serviços à rede de emergência SIRESP foi concluído na segunda-feira, antes do prazo, com a adjudicação dos restantes seis lotes, anunciou hoje a empresa que gere o sistema.

Há um “caminho longo” a percorrer no envelhecimento ativo, diz a ministra da Coesão Territorial

“Sabemos hoje mais sobre as maleitas dos mais velhos e sabemos como as evitar”, sublinhou Ana Abrunhosa, reiterando que “todos queremos envelhecer com qualidade”.

Apoio às famílias pode mitigar desaceleração da economia, prevê Fórum para a Competitividade

O pacote de apoios preparado pelo Governo como resposta à inflação pode mitigar a desaceleração da economia, mas o próximo ano apresenta-se repleto de riscos de desafios. Salários reais devem voltar a cair, prevê o Fórum para a Competitividade.
Comentários