[weglot_switcher]

‘Lobo de Wall Street’. Ex-corretor processa produtores do filme em 272 milhões de euros

O livro ‘O Lobo de Wall Street’ escrito por Belfort foi publicado em 2007 após o ex-corretor servir uma pena de prisão de 22 meses por fraude de valores mobiliários relacionada com as atividades desenvolvidas em 1980 e 1990 com a empresa Stratton Oakmont.
  • DR
24 Janeiro 2020, 16h48

O nome Jordan Belfort pode não ser muito conhecido perante o público, mas o filme ‘O Lobo de Wall Street’ conta a sua história. Agora, o ex-corretor afirma que foi enganado pelos produtores do filme dirigido por Martin Scorsese e está a processá-los por fraude e quebra de contrato, pedindo uma compensação financeira de 300 milhões de euros (271,9 milhões de euros), avança o ‘The Guardian’.

A ação legal movida por Belfort surge depois do escândalo financeiro em torno da empresa de produção Red Granite, à qual vendeu os direitos do filme baseado no livro do próprio por 200 milhões de dólares (181 milhões de euros), mas posteriormente ao acordo foi acusada de um desfalque multimilionário no qual foram retiradas grandes quantias do fundo estatal da Malásia, 1MDB.

Atualmente, uma das fundadoras da Red Granite e enteada do ex-primeiro-ministro da Malásia encontra-se presa por acusações de lavagem de dinheiro. O advogado do ex-corretor explicou que “a Red Granite e os seus diretores não divulgaram ao senhor Belfort que eles estavam a utilizar fundos obtidos de esquemas de extorsão e outras atividades criminosas. Se o senhor Belfort soubesse, nunca concordaria em celebrar esse contrato”.

Desta forma, o homem que foi caracterizado por Leonardo DiCaprio está a tentar cancelar o contrato com a Red Granite, declarando que as investigações à empresa de produção estão a impedi-lo de produzir uma sequência da história. Por sua vez, o advogado da empresa de produção sustentou que “o processo de Jordan Belfort não é mais nada do que uma tentativa desesperada e surpreendentemente irónica de sair de um acordo que, pela primeira vez na sua vida, o tornou rico e famoso por meios legítimos e legais”.

O livro ‘O Lobo de Wall Street’ escrito por Belfort foi publicado em 2007 após o ex-corretor servir uma pena de prisão de 22 meses por fraude de valores mobiliários relacionada com as atividades desenvolvidas em 1980 e 1990 com a empresa Stratton Oakmont, sendo também condenado a indemnizar os seus clientes em 110 milhões de dólares (99,73 milhões de euros). O segundo livro ‘Apanhando o Lobo de Wall Street’ foi publicado em 2009.

O filme dirigido por Scorsese estreou em 2013, foi nomeado para cinco prémios Óscares e é o filme de Martin Scorsese mais bem sucedido, tendo lucrado 116,9 milhões de dólares (106 milhões de euros) na América do Norte e 275,1 milhões de dólares (249,5 milhões de euros), num total de 392 milhões de dólares (355,5 milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.