[weglot_switcher]

Londres recusa propostas para melhorar a defesa comum na União Europeia

Os ministros de Defesa da União reúnem-se em Bratislava para desbloquear iniciativas.
  • Paul Hackett/Reuters
27 Setembro 2016, 15h35

Os ministros da Defesa da União Europeia reuniram-se hoje, em Bratislava, para definir condições de melhorar a defesa e a segurança comum, com as propostas de Federica Mogherini e um plano franco-alemão “em cima da mesa”, de acordo com o diário “El País”.

O plano consiste em arranjar forma de aumentar a integração militar, criando quartéis-generais em Bruxelas que permitam coordenar os exércitos. Porém, Londres voltou a rejeitar qualquer proposta neste sentido.

“Opomo-nos a qualquer ideia de um exército europeu ou de um quartel-general europeu que prejudique a instituição. A NATO tem de ser a pedra angular de defesa da Europa”, sublinhou Michael Fallon, o representante britânico.

A própria organização não apoia essa atitude. “Não há contradição entre uma defesa europeia mais forte forte e uma NATO forte: cada uma reforça a outra”, afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg.

A saída do Reino Unido obriga a Europa a avançar no projeto de defesa e segurança comuns. Sem Londres, o poder militar da Europa é visivelmente reduzido. “A Europa precisa mostrar união e a defesa ser do consentimento geral”, referiu Federica Mogherini, assegurando que os ministros “querem usar o espaço para reforçar a estratégia europeia”, mas isso não inclui a criação de um exército europeu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.