[weglot_switcher]

‘Long Live the Queen’: Rainha Isabel II comemora 65 anos no trono britânico

Apesar da rainha não comemorar o marco histórico, por todo o país estão previstas várias homenagens à rainha. Isabel II é a monarca há mais tempo no trono britânico e o seu mandato é já o mais longo em todo o mundo.
  • Toby Melville/Reuters
6 Fevereiro 2017, 13h36

A rainha Isabel II completa esta segunda-feira 65 anos no trono do Reino Unido, tornando-se a primeira monarca inglesa a alcançar o Jubileu de Safira. Aos 90 anos, a rainha além de ter o reinado mais longo da história da monaquia no Reino Unido é também a governante há mais tempo no trono em todo o mundo.

Embora o Palácio de Buckingham não realize nenhuma cerimónia pública, uma vez que a rainha não comemora o acontecimento por ter sido a morte permatura do pai que permitiu que subisse ao trono, o país comemorará o marco histórico.

Está prevista a tradicional salva de 41 tiros de canhão, disparada no centro de Londres e uma atuação da banda real da artilharia. Serão ainda postas em circulação vários selos e moedas comemorativas.

Também a imagem oficial escolhida para promover e assinalar o dia foi criada de propósito para assinalar o dia. À fotografia captada em 2014 pelo fotógrafo David Bailey, onde a rainha aparece um vestido adornado com várias pedras preciosas, a Casa Real aplicou o colar de 16 safiras adornadas por diamantes, que Isabel II terá recebido do pai, Jorge VI, como presente de casamento. O presente torna-se ainda mais simbólico agora que celebra o 65º aniversário à frente do reino — a safira é a gema que representa a data.

Já a rainha deve passar o dia na sua residência de Sandringham, no condado de Norfolk, onde o seu pai morreu, como de costume.

Isabel II chegou ao trono a 6 de fevereiro de 1952, com 25 anos, após a morte repentina do pai, Jorge VI. No entanto, só viria a ser coroada no ano seguinte. “Lilibet” ascendeu ao trono devido a uma sucessão de eventos imprevisos: o tio Eduardo VIII abdicou do trono, em 1936, para Jorge VI, que viria a morrer prematuramente, aos 56 anos.

O seu reinado ultrapassou em longevidade do de outra monarca também britânica, a rainha Victoria, que governou o trono durante 63 anos e 216 dias.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.