‘Long Live the Queen’: Rainha Isabel II comemora 65 anos no trono britânico

Apesar da rainha não comemorar o marco histórico, por todo o país estão previstas várias homenagens à rainha. Isabel II é a monarca há mais tempo no trono britânico e o seu mandato é já o mais longo em todo o mundo.

Toby Melville/Reuters
A rainha Isabel II completa esta segunda-feira 65 anos no trono do Reino Unido, tornando-se a primeira monarca inglesa a alcançar o Jubileu de Safira. Aos 90 anos, a rainha além de ter o reinado mais longo da história da monaquia no Reino Unido é também a governante há mais tempo no trono em todo o mundo.

Embora o Palácio de Buckingham não realize nenhuma cerimónia pública, uma vez que a rainha não comemora o acontecimento por ter sido a morte permatura do pai que permitiu que subisse ao trono, o país comemorará o marco histórico.

Está prevista a tradicional salva de 41 tiros de canhão, disparada no centro de Londres e uma atuação da banda real da artilharia. Serão ainda postas em circulação vários selos e moedas comemorativas.

Também a imagem oficial escolhida para promover e assinalar o dia foi criada de propósito para assinalar o dia. À fotografia captada em 2014 pelo fotógrafo David Bailey, onde a rainha aparece um vestido adornado com várias pedras preciosas, a Casa Real aplicou o colar de 16 safiras adornadas por diamantes, que Isabel II terá recebido do pai, Jorge VI, como presente de casamento. O presente torna-se ainda mais simbólico agora que celebra o 65º aniversário à frente do reino — a safira é a gema que representa a data.

Já a rainha deve passar o dia na sua residência de Sandringham, no condado de Norfolk, onde o seu pai morreu, como de costume.

Isabel II chegou ao trono a 6 de fevereiro de 1952, com 25 anos, após a morte repentina do pai, Jorge VI. No entanto, só viria a ser coroada no ano seguinte. “Lilibet” ascendeu ao trono devido a uma sucessão de eventos imprevisos: o tio Eduardo VIII abdicou do trono, em 1936, para Jorge VI, que viria a morrer prematuramente, aos 56 anos.

O seu reinado ultrapassou em longevidade do de outra monarca também britânica, a rainha Victoria, que governou o trono durante 63 anos e 216 dias.

 

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.

Britânicos têm mais confiança na União Europeia que em Westminster

Segundo uma sondagem, os britânicos sentem que o bloco dos 27 é mais estável que aquilo que emana do seu próprio Parlamento. A mesma sondagem indica que a confiança na comunicação social dificilmente podia ser pior.
Comentários