[weglot_switcher]

L’Oréal compra marca de cosmética de luxo Aesop por 2,5 mil milhões

A nova aquisição do grupo francês foi realizada à brasileira Natura.
4 Abril 2023, 09h40

A L’Oréal chegou a acordo com o grupo brasileiro Natura para adquirir a marca de cosméticos de luxo Aesop de 2,53 mil milhões de dólares (cerca de 2,32 mil milhões de euros), anunciou a dupla de empresas esta terça-feira.

“A Aesop aproveita todas as correntes ascendentes dos dias de hoje e a L’Oréal contribuirá para libertar o enorme potencial de crescimento, principalmente na China e no retalho de viagens”, referiu o CEO da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, consultado pelo Jornal Económico.

“Com uma estrutura financeira fortalecida e um balanço desalavancado, a Natura & Co, exercendo uma rígida disciplina financeira, poderá aprimorar o foco nas suas prioridades estratégicas, nomeadamente o nosso plano de investimentos na América Latina”, referiu Fabio Barbosa, presidente da Natura, na mesma nota de imprensa.

A Aesop foi fundada em Melbourne em 1987 e tem-se destacado pelas suas linhas de cremes e loções para pele, cabelo e corpo feitos a partir de ingredientes como folha de gerânio e casca de tangerina, contando hoje com dezenas de lojas em Nova Iorque e Londres e receitas de 537 milhões de dólares ou 492 milhões de euros (2022).

Desde 2013 que a acionista maioritária da Aesop era a Natura, mas quando Fábio Barbosa assumiu o cargo de presidente executivo da empresa brasileira, no ano passado, começou a procurar formas de vender total ou parcialmente esta subsidiária. A operação agora fechada contou com a assessoria da Morgan Stanley, Bank of America e Davis Polk & Wardwell.

“O acordo marca uma mudança na estratégia de fusões e aquisições da L’Oreal, que normalmente tem como alvo marcas num estágio inicial [early-stage] do seu desenvolvimento para obter sinergias de receita significativas. O desenvolvimento da Aesop já está bem encaminhado”, comentou a analista Molly Wylenzek, da Jefferies.

As negociações para esta compra ter-se-ão prolongado durante meses, porque houve outras empresas interessadas no negócio, incluindo a sociedade de private equity Permira e a casa de investimentos chinesa Primavera Capital, segundo avançaram fontes conhecedoras do processo à agência “Bloomberg”.

A L’Oréal vai realizar a sua Assembleia Geral anual no próximo dia 21 de abril de 2023 às 10h00 (9h00 em Lisboa), no Le Palais des Congrès de Paris, em França.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.