Lucro da BP chega aos 25 mil milhões de euros em 2022 (com áudio)

A petrolífera apresentou os resultados esta terça-feira e, tal como aconteceu com a Shell, o lucro da BP também duplicou no ano passado.

O lucro da petrolífera BP atingiu 27,6 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) em 2022, de acordo com a apresentação de resultados que teve lugar esta terça-feira, um resultado justificado pela BP pelo aumento considerável do preço do gás face ao conflito na Ucrânia.

Assim, a petrolífera, que tinha registado um lucro de 12,8 mil milhões de dólares (11,22 mil milhões de euros) no final de 2021, passou para 27,6 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) em 2022, mais do dobro face ao ano passado.

Apesar dos bons resultados em termos anuais, a petrolífera viu o lucro abrandar para 4,8 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de euros), uma queda acentuada de 41% face ao terceiro trimestre mas ainda assim uma subida de 18% relativamente ao quarto trimestre de 2021.

Citado pelo jornal “Expresso”, Bernard Looney, presidente-executivo da BP, sublinhou que a petrolífera conseguiu em 2022 “os custos de produção mais baixos em 16 anos” algo que “ajudou a gerar fortes retornos e a reduzir a dívida pelo 11º trimestre consecutivo”.

No início deste mês, foram conhecidos os resultados anuais da companhia petrolífera Shell que atingiu um recorde de lucros anuais em 2022 ao registar ganhos na ordem dos 42.309 milhões de dólares (38.455 milhões de euros), mais 110% em relação a 2021.

Este resultado foi atingido após o último trimestre do ano passado, tendo a empresa registado lucros superiores àqueles que os analistas tinham previsto, alcançando os 19.409 milhões de dólares (9.450 milhões de euros), um aumento de 54% em relação ao trimestre anterior.

Relacionadas

Petrolífera Shell atinge lucros de 38,5 mil milhões de euros em 2022

Apesar da descida dos preços do petróleo e do gás, comprados no terceiro trimestre, a companhia destaca que a situação foi compensada por níveis mais altos relativos à venda de gás natural liquefeito (mais 7% por volume).
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Disney despede presidente da Marvel Entertainment

Aos 80 anos, o presidente da Marvel Entertainment é forçado a abandonar o cargo. Desde que a Disney comprou a Marvel em 2009, Isaac Perlmutter entrou em conflito com alguns executivos e isso valeu-lhe uma cruz nas costas como alvo a abater, algo que aconteceu agora na reestruturação de sete mil trabalhadores.

Investimento em petróleo e gás deve aumentar pelo menos até 2030

Quantidade insuficiente das energias ‘velhas’ pode representar um risco para a segurança do fornecimento, diz um relatório da S&P. Mudança para as energias limpas sim, mas com a segurança das ‘sujas’, parece ser a estratégia aconselhada.
Comentários