Lucro do Banco Best cai 33,4% e soma 6,8 milhões em 2014

O lucro do Banco Best diminuiu 33,4% em 2014, para 6,8 milhões de euros, enquanto os ativos sob gestão aumentaram 2,3%, ultrapassando os 2,35 mil milhões de euros, divulgou hoje a instituição bancária. Em comunicado, o Banco Best sustenta que estes valores “têm especial significado num ano que foi marcado pela conhecida convolução que afetou […]

O lucro do Banco Best diminuiu 33,4% em 2014, para 6,8 milhões de euros, enquanto os ativos sob gestão aumentaram 2,3%, ultrapassando os 2,35 mil milhões de euros, divulgou hoje a instituição bancária.

Em comunicado, o Banco Best sustenta que estes valores “têm especial significado num ano que foi marcado pela conhecida convolução que afetou o seu acionista maioritário”, numa referência ao facto de, com o plano de resolução para o Banco Espírito Santo (BES) decidido pelo Banco de Portugal, ter passado a ser o Novo Banco a assumir os 75% do capital social que pertenciam ao BES (os restantes 25% são detidos pelo dinamarquês Saxo Bank).

Em 2014, o Banco Best registou um aumento de 8% dos depósitos de clientes e obteve um rácio ‘Core Tier 1’ acima de 27%.

“Num ano conturbado, marcado pela resolução do seu acionista maioritário, o banco reforçou a sua solidez e viu também reforçada a confiança junto dos clientes e do mercado em geral”, sustenta a presidente executiva do Banco Best, Isabel Ferreira, citada no comunicado.

Segundo os dados hoje divulgados, no ano passado o ‘stock’ de fundos de investimento estrangeiros cresceu 29%, tendo o volume global em fundos de investimento ultrapassado os 1.000 milhões de euros.

Já o número de clientes aumentou 5,2%, ultrapassando os 82.000, com a instituição a salientar que, “na vertente de atividade grossista (B2B) os clientes institucionais, designadamente os internacionais, no que se incluem bancos de grande dimensão, reforçaram a sua relação e atividade ao longo do ano”.

OJE/Lusa

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta sexta-feira

Saiba quais os destaques das capas dos principais jornais nacionais.

PremiumEconomistas e empresários aplaudem redesenho das regras orçamentais em 2024

Economistas salientam mais transparência com redução da dívida à medida de cada Estado. Associações empresariais frisam oportunidade para ajustamentos mais longos para Estados que promovam crescimento e investimento público.

Jogos online. Portugueses apostaram 31 milhões de euros por dia em 2022

Os apostadores nacionais investiram 1.482,1 milhões de euros em apostas desportivas, enquanto os jogos de fortuna ou azar representaram um volume de 9.938,8 milhões de euros.