[weglot_switcher]

Lucros da Navigator sobem 42% para 71,7 milhões no primeiro trimestre

O volume de negócios da papeleira portuguesa fixou-se nos 501 milhões de euros, apenas 1,8% mais elevado do que no trimestre homólogo.
10 Maio 2023, 17h44

A Navigator teve um resultado líquido positivo de 71,7 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, mais 41,7% do que nos primeiros três meses do ano passado, revelou esta quarta-feira a empresa portuguesa de pasta e papel. Ainda assim, estes lucros, os mais altos de sempre para um primeiro trimestre, caíram 41,3% em relação ao quarto trimestre de 2022, quando foram de 122 milhões de euros.

O volume de negócios da papeleira fixou-se nos 501 milhões de euros, apenas 1,8% mais elevado do que no trimestre homólogo. A representação das vendas de papel nas receitas desceu de 67% para cerca de 64% da faturação total, sendo que as vendas de pasta, cujos preços recuaram de máximos, se fixaram nos 13%, tissue 10%, energia 10% e embalagens/packaging (3%).

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 130,7 milhões de euros no ano passado, superior em 7,5%, de acordo com o relatório financeiro divulgado esta tarde pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Apesar do atual contexto político-económico muito imprevisível, marcado pela desaceleração das economias, pela inflação e pelo prolongar da guerra na Ucrânia, o grupo mantém o plano ambicioso de diversificação e de desenvolvimento de produtos, nomeadamente nos segmentos de tissue e packaging”, revelou a multinacional liderada por António Redondo, no mesmo documento enviado à CMVM.

O investimento no primeiro trimestre subiu significativamente, para 42 milhões de euros, dos quais cerca de 15,1 milhões foram classificados como investimentos em ambiente ou de cariz sustentável, o que perfaz mais de um terço (36%) do total.

A The Navigator Company concluiu a 31 de março a aquisição do negócio ‘Consumer’ do grupo Gomà-Camps em Espanha, para ter mais 35 mil toneladas de capacidade de produção de papel tissue, para 165 mil toneladas, e aumentar a capacidade de converting em 60 mil toneladas para 180 mil toneladas. “A agora denominada Navigator Tissue Ejea, fechou o trimestre com um volume de negócios superior a 32 milhões de euros, valor ainda não consolidado nos resultados do segmento este trimestre, dado estar registada como participação financeira”, informou a empresa sobre essa operação.

Notícia atualizada às 17h56

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.